fbpx

Visto EB-5: quais são os benefícios do visto de investidor dos EUA?

É cada vez mais comum ver brasileiros buscando formas de viver no exterior, especialmente nos EUA. Neste sentido, uma das formas mais procuradas para estabelecer residência fixa no país de forma legal é obtendo o Visto EB-5, também conhecido como Golden Visa, documento especial concedido pelos americanos para quem investe no país.

Neste texto, vamos explicar quais são os benefícios e os requisitos essenciais para dar início ao processo de obtenção do Visto EB-5 e explicar um pouco mais porque ele é tão procurado por brasileiros. Confira:

O que é o Visto EB-5?

De forma bem direta, o Visto EB-5 (que significa “imigração baseada em emprego”, em inglês) é a maneira mais rápida de obter o Green Card, o desejado visto permanente de imigração dos Estados Unidos.

Essa modalidade foi criada em 1990 para estimular a criação de empregos em áreas menos desenvolvidas dos EUA, já que permitia aos estrangeiros investirem em empreendimentos lícitos em troca da concessão do visto permanente de residência para o investidor e seus familiares diretos (filhos com até 21 anos).

Por que ele é tão procurado pelos brasileiros?

Como você leu acima, o Visto EB-5 oferece inúmeras vantagens aos investidores imigrantes. Além do Green Card para toda a família, o estrangeiro também pode usufruir de serviços públicos e de quase todos os direitos dos americanos.

Ou seja, com o visto de residência permanente todos estão aptos a morar, estudar, comprar imóveis e viver legalmente em um país com alto índice de desenvolvimento social e humano, assim como acesso a boas oportunidades profissionais.

Além disso, o Visto EB-5 é considerado uma forma relativamente simples e bastante segura de conseguir a autorização de residência permanente nos EUA, o que por si só atrai muitos brasileiros interessados em mudar de país.

Quais são os benefícios de ter um Visto EB-5?

Para ficar ainda mais claro quais os benefícios em se obter um Visto EB-5, listamos abaixo cinco grandes motivos para optar por este documento para conquistar a residência permanente na América:

  • Custo: Investimento único de US$ 900 mil e garantia de emprego para pelo menos 10 pessoas já garante o Green Card condicional para toda a família;
  • Processo: Emissão deste visto não exige especializações ou experiências profissionais específicas e nem depende de sorteio ou lista de espera, como em outras opções;
  • Educação: Filhos dos aplicantes estão qualificados a pagar uma anuidade reduzida nas universidades do mesmo estado de residência;
  • Emprego: Oportunidade de morar e trabalhar em qualquer ponto do território americano, independentemente da localização do empreendimento investido;
  • Cidadania: Possibilidade de se candidatar a ser um cidadão norte-americano após cinco anos do recebimento do Green Card condicional;
  • Liberdade: Com o visto, não haverá restrição de viagem, exigência de idade ou conhecimento do idioma.

Quais são os requisitos básicos para emitir o Golden Visa?

De forma bem simplificada, dá para dizer que os principais requisitos para um estrangeiro se candidatar ao Visto EB-5 nos Estados Unidos são:

  1. Fazer aporte de US$ 900 mil em um projeto ou negócio nos Estados Unidos;
  2. Não ter violado imigração americana ou registrar antecedentes criminais;
  3. Comprovar que capital para o aporte é de origem legal (com apresentação de documentação)

Para saber mais detalhes sobre as exigências do Visto EB-5, entre em contato com a CELESTINO. Nossa equipe especializada está à disposição para tirar todas as suas dúvidas e te auxiliar em todas as fases do processo.

O que mais preciso saber sobre o visto para investidores nos EUA?

Como dito, um dos grandes diferenciais do Visto EB-5 com relação a outros documentos para imigrantes é a agilidade na garantia da cidadania americana.

Uma vez aprovado, o documento garante imediatamente ao solicitante um Green Card condicional por 2 anos, quando será então possível solicitar a versão permanente.

Por fim, após 3 anos com o documento, os imigrantes podem finalmente solicitar a cidadania, que garante permanência por tempo indeterminado.

Para outras informações sobre a emissão de vistos americanos, acesse nossa página especial. Caso queira se aprofundar no Visto EB-5, recomendamos este texto de 2019.

Se precisar de acompanhamento especializado, a CELESTINO pode te ajudar – entre em contato conosco!

Texto: Julio Simões

× Como podemos ajudar? Available from 08:30 to 18:00