fbpx

Visto americano: tipos diferentes que pedem atenção

Tirar o visto americano exige bastante atenção por parte do solicitante. Já listamos por aqui algumas dicas para aumentar as chances de ter o visto de turista aceito, mas agora vamos explicar detalhadamente quais são os diferentes tipos e para que servem.

Ao todo, são 26 tipos diferentes de visto americano, e cada documento abrange uma atividade a ser feita no país. Por isso, fique atento ao tipo de visto que você deve solicitar, evitando que ele seja negado e você perca tempo e dinheiro. Confira a seguir alguns tipo no detalhe:

Negócios (B-1)

Emitido para pessoas que visitarão os Estados Unidos a trabalho, como participar de feiras ou conferências, negociar contratos, fazer palestras, fazer trabalho voluntário ou empreender. Também é exigida para atletas amadores ou profissionais que estejam competindo sem receber prêmio em dinheiro no país (caso a competição tenha prêmio financeiro, será necessário tirar o visto P); e para empregados de serviços domésticos (babá, motorista, cozinheiro) contratados por um cidadão norte-americano.

Turismo ou Tratamento Médico (B-2)

Esse visto é o mais comum, emitido para pessoas que vão ficar temporariamente nos Estados Unidos, seja por lazer ou por motivos médicos. Também pode ser solicitada por pessoas que vão participar de eventos musicais, esportivos, culturais etc. de forma amadora, ou seja, sem receber dinheiro por isso. Pode ser usado ainda para fazer cursos rápidos e sem status acadêmico, como um curso de culinária de uma dia durante as férias.

Intercâmbio (J-1)

Esse visto americano é para estudantes que pretendem fazer algum tipo de estágio, treinamento ou pesquisa e pós-graduação patrocinado por uma instituição de ensino ou outra instituição sem fins lucrativos nos Estados Unidos. Também é exigida para bolsistas de algum programa patrocinado pelo governo norte-americano ou para quem pretende trabalhar como au pair. Por falar nisso, o visto J-1 dá permissão para trabalhar por até 20 horas semanais dentro do campus onde estuda.

Estudantes (F-1 e M-1)

O visto F-1 é emitido para estrangeiros que pretendem estudar nos Estados Unidos, com exceção dos cursos de pesquisa e pós-graduação. Vale para desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior, e abrange também cursos de idiomas. Já o visto M-1 é emitido para outros cursos em instituições não-acadêmicas, como escolas técnicas ou vocacionais.

Trânsito pelos EUA / Tripulantes (C-1)

Mesmo que sua viagem não tenha os Estados Unidos como destino final, mas faça escala no país, será necessário tirar o visto C-1. Já tripulantes que irão desembarcar em território norte-americano como passageiros para embarcar em seus respectivos aviões e navios precisam de uma variável, o visto C-1/D.

Categorias Especiais (I, P e R)

Esses vistos são específicos para certas categorias profissionais. O visto I é emitido para jornalistas que irão cobrir algum evento ou produzir alguma matéria em um tempo determinado. O visto P é para destinado para atletas e artistas de entretenimento que se apresentarão nos Estados Unidos. Por fim, o visto R é exigido para religiosos e pastores que pretendem exercer alguma atividade do ramo no país.

Especialistas (H-1B e O)

Os Estados Unidos também concedem visto para pessoas consideradas especialistas em suas áreas. Caso uma empresa norte-americana queira te contratar para algum emprego que exija, no mínimo, diploma de Ensino Superior, ela pode solicitar o visto H-1B. Já o visto O é emitido para pessoas com habilidades extraordinárias e reconhecidas nas áreas das ciências, artes, educação, negócios, cultura, entre outros. Esse visto americano também abrange modelos fotográficos.

Como tirar estes tipos de visto americano?

O procedimento é semelhante para a maioria dos vistos. O que muda em cada caso é a documentação exigida: o visto americano de estudante, por exemplo, exige também o preenchimento do formulário I-20 e o comprovante de pagamento do SEVIS. Para evitar problemas e complicações, procure ajuda especializada com a CELESTINO.

Quer saber qual é a documentação exigida para emitir o visto de determinado país?  Acesse nossa busca exclusiva de destinos!

É possível entrar nos Estados Unidos sem visto?

No caso de brasileiros, a única maneira de fazer isso é possuir uma dupla cidadania que dê direito a participar do Programa de Isenção de Vistos (Visa Waiver Program, em inglês). Por enquanto, somente 38 países participam do programa, como os países da Europa Ocidental, Chile, Japão, Coreia do Sul e Austrália. Se esse for o seu caso, confira no post para saber como solicitar a isenção de visto.

Texto: Igor Nishikiori, com edição de Julio Simões

× Como podemos ajudar?