fbpx

Visto americano com urgência: como solicitar a entrevista de emergência?

Planejar a viagem internacional com antecedência é fundamental para ter um embarque tranquilo, principalmente com relação à burocracia consular. Porém, nem sempre as coisas saem como previsto e, às vezes, o viajante é obrigado a embarcar quase imediatamente. Nestes casos, muita gente se pergunta como proceder com relação ao consulado. É possível solicitar um visto americano com urgência, por exemplo?

A resposta é sim. No caso dos EUA, os brasileiros que precisam viajar rapidamente ao país por questões de saúde, trabalho ou estudo podem solicitar urgência na emissão do visto, antecipando a entrevista obrigatória. Vale frisar que não se trata de um tipo diferente de visto ou autorização especial, mas sim de uma opção de atendimento emergencial diante de uma necessidade comprovável.

Com relação à saúde, o consulado costuma a atender o pedido de entrevista de emergência em caso de morte imediata de um parente, doença grave ou acidente com risco de vida ocorrendo nos Estados Unidos, além de necessidade de tratamento médico urgente para o requerente ou para seu filho menor de idade. Em todos os casos, é preciso fazer a comprovação através de laudos médicos.

Nas questões relativas a trabalho, o consulado tende a atender o pedido se houver necessidade inesperada de viajar para finalidades comerciais urgentes ou para alguma visita inesperada que seja de expressiva importância cultural, política, jornalística, esportiva ou econômica.

Nos dois casos, é imprescindível que a viagem ocorra dentro de 10 dias após a primeira entrevista para visto disponível e que a empresa envolvida emita, em papel timbrado, um documento requisitando o visto em caráter emergencial.

Já o pedido de urgência relacionado a motivo de estudo só é possível em uma única condição: caso os formulários I-20 ou DS-2019, usado por intercambistas, tenham data inicial anterior a primeira entrevista disponível para emissão do documento.

Visto americano com urgência não isenta viajante do processo!

É importante reforçar que solicitar uma entrevista de emergência para emitir o visto americano para viajar rapidamente aos EUA não isenta o viajante de encarar todas as fases do processo burocrático de emissão do documento junto ao consulado. Para solicitar um agendamento de emergência, o interessado deve acessar o sistema de imigração americano e agendar uma entrevista regular na data mais próxima disponível, como fazem todos os interessados em entrar nos Estados Unidos.

Depois, o viajante deve selecionar a opção “solicitar emergência” e seguir as instruções para comprovar a necessidade de urgência para emissão do visto de turista, incluindo neste pedido a data e o propósito da viagem. Caso o viajante esteja renovando o visto, o pedido deverá ser feito diretamente ao consulado por e-mail, visto que não há como fazer esta solicitação por meio do formulário.

Em caso de dúvida, entre em contato com a CELESTINO. Nossa equipe especializada está à disposição para atender os interessados em emitir um visto americano com urgência, acompanhando o processo do início ao fim. Para saber mais sobre a emissão deste documento (sem a necessidade de urgência), acesse nossa página especial sobre o visto americano. Boa sorte e boa viagem!

Texto: Julio Simões