fbpx

Viajar com pets para o exterior: qual é a documentação necessária?

A relação dos brasileiros com os animais de estimação é tão estreita que não é incomum viajar com pets para destinos dentro e fora do país. De acordo com uma pesquisa recente, 67% dos entrevistados admitiu já ter levado pets em viagens e 82% disse querer viajar mais com eles no pós-pandemia.

No entanto, é importante ficar atento à documentação necessária para embarcá-los, principalmente para o exterior, sob risco de perder a viagem. Neste texto, explicamos o que precisa ser feito para ter uma viagem tranquila e segura com pets. Confira:

Quais são os documentos necessários para embarcar com o pet?

Antes de listar os documentos básicos para viajar com pets, é preciso destacar que cada país ou região estabelece suas próprias regras para autorizar a entrada de cães e gatos. Por isso, vale a pena se informar sobre as exigências junto aos representantes consulares do país de destino antes de viajar.

No entanto, alguns documentos exigidos pelas autoridades para permitir o embarque do animal de estimação são comuns a maioria dos destinos. Abaixo, listamos os principais certificados e autorizações que você precisará obter para embarcar. Confira:

  • Certificado Veterinário Internacional (CVI) ou Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos;
  • Comprovante de implantação do microchip (com data);
  • Comprovante de vacina antirrábica (aplicada após a implantação do microchip);
  • Laudo do exame de sorologia;
  • Atestado de saúde emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA);
  • Comprovante de viagem (e-ticket);
  • Documento oficial com foto do tutor do animal (RG, CPF ou CNH).

O que mais preciso saber sobre viajar com pets?

Como você percebeu, o processo para emitir os documentos exigidos para viajar com pets é trabalhoso e pode demorar meses até ser concluído. Por isso, a melhor dica que podemos dar é: planeje a sua viagem com a maior antecedência possível.

Além disso, outra boa dica é contratar uma assessoria especializada em documentação de viagem para auxiliar na burocracia. Os profissionais da CELESTINO têm experiência e prática para executar tais procedimentos junto aos órgãos responsáveis, aumentando as chances de sucesso.

Se precisar de ajuda, entre em contato. Estamos à disposição para ajudar no que for preciso. Conte sempre conosco e boa viagem – para você e para o seu pet, claro!

Texto: Julio Simões

× Como podemos ajudar? Available from 08:30 to 18:00