fbpx

Vale a pena renovar o visto americano antes do vencimento?

Conteúdo originalmente publicado em janeiro/2020 e completamente atualizado em abril/2021

O fato de o visto de entrada nos Estados Unidos ter validade máxima de 10 anos permite que os viajantes usem-no por bastante tempo antes de pensar em renovação. No entanto, quando isso está para acontecer, muita gente enfrenta um dilema: é melhor renovar o visto americano antes ou depois do vencimento?

De cara, é possível dizer que a melhor decisão é renovar o visto americano antes do vencimento, evitando o risco de perder alguma viagem por não ter o documento válido. A seguir, vamos esclarecer as vantagens dessa antecipação e tirar algumas outras dúvidas frequentes sobre este procedimento burocrático. Confira:

Há vantagem em renovar antes do vencimento?

Sim. A principal vantagem é que o processo de renovação do visto americano é bem mais fácil do que a primeira emissão. Se o documento ainda estiver na validade ou vencido por até 11 meses, é possível renovar sem a necessidade de fazer a coleta biométrica e sem passar pela entrevista no consulado.

No entanto, é importante dizer que, mesmo nestes casos de isenção de entrevista, o consulado pode decidir convocá-lo, caso ache necessário. Portanto, não estranhe se isso acontecer. Além disso, outra vantagem de renovar o visto na validade é que o prazo para emissão do novo documento costuma ser bem mais rápido.

Quem não tem direito à renovação automática?

Pessoas que tiraram o visto americano antes de 2008 ou que estejam com o documento vencido após 12 meses terão que fazer novamente todo o processo de emissão. Em outras palavras, precisarão fazer a coleta das digitais e passar por uma nova entrevista no consulado.

A renovação automática também não se aplica às pessoas que emitiram o primeiro visto americano com até 14 anos e 11 meses de vida e quem também não possui mais o passaporte com o visto válido (em caso de perda e roubo, por exemplo). Nestes casos, será necessário enfrentar o procedimento regular e realizar a entrevista com os agentes consulares.

Como renovar o visto americano?

O processo de renovação do visto americano é semelhante ao da primeira solicitação. Se o viajante optar em fazer a renovação com a CELESTINO, deve enviar o passaporte físico, uma foto 5×5 ou 5×7 e o formulário preenchido, além do comprovante de pagamento da taxa ao consulado.

A partir da entrada da documentação no consulado, o passaporte será liberado em até 15 dias corridos. Para saber mais sobre o processo de emissão do visto americano e como a CELESTINO pode te ajudar, acesse nossa página especial sobre o tema.

Como está sendo a renovação na pandemia?

Por conta da pandemia do coronavírus, os consulados e a embaixada dos Estados Unidos no Brasil não estão realizando qualquer procedimento de emissão e renovação de vistos americanos, exceto em casos de urgência.

Segundo eles, a rotina deve ser retomada assim que for possível, mesmo que ainda não haja nenhuma previsão para isso. Para acompanhar a evolução deste assunto, recomendamos acessar o site da embaixada americana.

O que mais preciso saber?

Apesar de ser um procedimento mais simples, a renovação também exige o pagamento da taxa de solicitação. Vale lembrar que esta cobrança não é reembolsável, então será necessário pagar novamente a taxa caso o visto seja negado. Por isso, fique atento e evite divergências nos dados informados, pois isso pode aumentar as chances de ter o visto negado.

Neste sentido, contratar um especialista em documentação de viagem como a CELESTINO pode ajudar a evitar erros, ainda que não garanta a aprovação – a avaliação do perfil e a emissão do visto são competências exclusivas do consulado americano. Para saber mais, acesse a nossa página especial ou entre em contato conosco.

renovar o visto americano

Texto: Igor Nishikiori, com edição e atualização de Julio Simões

× Como podemos ajudar? Available from 08:30 to 18:00