fbpx

Turismo em Cuba: 4 destinos imperdíveis para curtir a ilha

No dia 3 de março, Cuba atingiu a marca de um milhão de turistas em 2019 — exatos cinco dias a menos em comparação com o ano anterior. Em outras palavras, há cada vez mais estrangeiros querendo fazer turismo em Cuba, interessados em conhecer suas praias, sua história, sua cultura e, por que não, o estilo de vida socialista que existe na ilha caribenha desde os anos 60.

Só que Cuba vai muito além de charutos, carros antigos e chá-chá-chá. A ilha, que tem uma área pouco maior do que a do estado de Pernambuco, reserva experiências incríveis para os turistas. Conheça alguns locais que você não pode deixar de visitar:

Havana

A capital Havana é o lugar para conhecer a verdadeira Cuba, com todos os seus encantos e problemas. Um dos cartões-postais é a Plaza de la Revolución, onde estão os famosos murais de Ernesto Che Guevara e de Camilo Cienfuegos. Dali é possível visitar também o imponente Memorial José Martí.

Outro ponto que vale a visita é o Museo de La Revolución, que conta em detalhes a história da Revolução Cubana. Uma curiosidade é que a construção abrigava o antigo palácio presidencial antes da tomada do poder pelos revolucionários, em 1959.

Aliás, aproveite que você já está na parte antiga da cidade, chamada de Havana Vieja, e conheça suas charmosas praças, além dos famosos restaurantes e bares da região. Cada esquina é uma descoberta diferente e interessante. E não se esqueça de visitar a Real Fábrica de Tabacos Partagás, que produz os mais autênticos charutos cubanos.

Por fim, vale a pena dar uma volta pela cidade a bordo de um legítimo Cadillac dos anos 50 em passeios que duram cerca de duas horas, e, ao final do dia, curtir uma caminhada despretensiosa pela Malecón, a avenida beira-mar de Havana, outro cartão-postal da cidade.

Varadero

Outra cidade que é parada obrigatória de turistas é Varadero. Famosa por suas praias paradisíacas, com mar azul e areia fina, o balneário não fica atrás em comparação com as outras ilhas caribenhas. Inclusive há diversos resorts de luxo, muitos com serviço all-inclusive (formato onde tudo está incluso em um custo único).

Apesar de ser um lado mais voltado para que vai fazer turismo em Cuba, Varadero não deixa de ser uma boa opção para quem quer apenas relaxar, pegar uma onda ou praticar mergulho em suas águas claras. Vale ainda conhecer o Parque Josone, um imenso jardim tropical com restaurantes, lagos artificiais e muita natureza.

Cienfuegos

Chamada de Pérola do Sul, a cidade foi fundada por imigrantes franceses. Por isso, a arquitetura colonial de suas construções é o que mais chama atenção. Tanto que seu centro histórico foi tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco. Entre as atrações estão o parque José Martí, o Palácio del Valle e o jardim botânico de Cienfuegos.

Por lá, vale também conhecer a região de Punta Gorda, a antiga parte nobre da cidade e onde até hoje se encontram dezenas de casarões, ponto de onde é possível ver um dos pores do sol mais belos de Cuba.

Há cerca de uma hora de carro dali, é possível conhecer um paraíso perdido. Embora a cidade não seja conhecida por praias, a Playa Girón é tranquila, tem preços bem atrativos e ainda consta nos livros de História: foi lá que aconteceu a famosa invasão da Baía dos Porcos.

Santiago de Cuba

Quem gosta de história não pode deixar de conhecer Santiago de Cuba. É lá que está o Cuartel Moncada, onde um grupo de guerrilheiros iniciou uma rebelião contra o ditador Fulgêncio Batista. O governo acabou saindo vitorioso da batalha, mas esse evento se tornaria o embrião da revolução cubana.

A cidade ainda foi palco da Guerra Hispano-Americana, da Guerra dos 10 anos e da Guerra de Independência. Por isso, um passeio imperdível é o Castillo San Pedro de la Roca. O forte construído em 1638 ajudava a proteger a costa de invasores e foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade em 1997. Todos os dias, às 21h, há a famosa cerimônia do cañonazo, em que soldados disparam balas de canhões ao mar.

Outro local turístico bastante disputado é a fábrica da Bacardí, famosa produtora de rum que teve o negócio fechado em 1960 após a revolução. Atualmente, a fábrica pertence ao governo e é uma ótima pedida para quem vai fazer turismo em Cuba.

5 dicas importantes para quem vai fazer turismo em Cuba:

  1. Para entrar na ilha é preciso de visto de turista. Para isso, é preciso apresentar passaporte, passagens aéreas, foto 3×4, comprovante de vacinação e formulário preenchido. Para mais informações e modelo de formulário, acesse nossa página sobre documentação de viagem para Cuba.

  2. Outra exigência para quem quer fazer turismo em Cuba é contratar um seguro-viagem. O recomendado é adquirir esse serviço no Brasil, antes da viagem, para evitar contratempos no desembarque.

  3. Aqueles que fazem turismo em Cuba costumam se atrapalhar com a moeda local, já que o CUC é reconhecido como o dinheiro dos turistas, enquanto o CUP é o dos locais. Como as duas moedas têm valores diferentes, é preciso prestar atenção na conversão de valores para não tomar o velho golpe do troco errado.

  4. Levar dólares americanos para fazer turismo em Cuba é uma péssima ideia. Por lá, cobra-se uma taxa de 10% para trocar a moeda por CUC, enquanto o ideal mesmo é levar euros ou até mesmo dólares canadenses para a viagem.

  5. Cuidado ao usar os serviços de hospedagem ou de transporte particular ilegal. Muitos deles não possuem alvará de funcionamento e isso pode te causar uma bela dor de cabeça. E não é isso que você quer ter quando fizer turismo em Cuba, não é mesmo?

Texto: Igor Nishikiori, com edição de Julio Simões

× Como podemos ajudar?