Quem tem o visto americano pode entrar no Canadá?

Conteúdo originalmente publicado em fevereiro/2021 e atualizado em junho/2022

O fato de algumas cidades de Estados UnidosCanadá serem geograficamente próximas encoraja turistas a fazerem a “dobradinha”, conhecendo os dois países de uma vez só.

Para você ter uma ideia da proximidade, a capital americana Washington e a populosa Nova York ficam a poucas horas de avião de Toronto, Montreal e da capital canadense Ottawa, todas na costa leste.

Já na costa oeste, a americana Seattle e a canadense Vancouver ficam ainda mais próximas. Ou seja, com apenas algumas horas de vôo dá para cruzar a fronteira e conhecer um novo destino!

Por isso, a fim de incentivar o turismo compartilhado entre os dois destinos, os vizinhos da América do Norte decidiram reduzir a burocracia de viagem.

Atualmente, o viajante com visto americano pode entrar no Canadá mesmo que não tenha o visto canadense, basta emitir o eTA. A seguir, explicamos em detalhes como isso funciona:

Afinal, o que significa eTA?

Em poucas palavras, a sigla eTA significa Eletronic Travel Authorization, ou seja, Autorização Eletrônica de Viagem, em inglês.

Na prática, trata-se de um documento digital vinculado ao passaporte para simplificar a emissão do visto canadense, barateando o custo da operação e incentivando o intercâmbio de viajantes entre os países.

Além disso, o eTA é menos burocrático e não exige atendimento do consulado canadense, como acontece na emissão do visto tradicional.

No entanto, vale dizer que a autorização eletrônica só é válida para quem chega ao Canadá de avião – em caso de entrada por mar ou terra, é obrigatório emitir o visto canadense tradicional.

Quem pode emitir o eTA Canadá?

Atualmente, existem dois tipos de viajantes brasileiros que podem usar o visto americano para entrar no Canadá a partir da emissão do eTA:

  • Cidadãos com passaporte brasileiro e visto americano válidos;
  • Cidadãos com visto canadense emitido nos últimos 10 anos.

Se você não se encaixar em nenhuma das categorias acima, precisa emitir o visto canadense normalmente se quiser viajar ao Canadá saindo do Brasil.

Em caso de dúvidas sobre este procedimento, entre em contato com a equipe especializada da CELESTINO. Estamos à postos para te ajudar em todas as fases do processo burocrático!

O eTA Canadá substitui o visto americano?

Não. O eTA Canadá é um documento anexo emitido pelo governo de lá, então vale apenas para simplificar a documentação de entrada de quem está chegando ao país a partir dos Estados Unidos.

Em outras palavras, a autorização eletrônica substitui o visto canadense, mas não o visto americano.

Ou seja, para entrar nos Estados Unidos vindo do Canadá (ou de qualquer outro país, inclusive o Brasil), o viajante precisará emitir o visto americano.

Para saber mais sobre isso, acesse a nossa página especial sobre os Estados Unidos ou entre em contato conosco. Estamos à disposição para te ajudar a viajar tranquilo!

Saiba mais sobre o eTA Canadá e similares

Agora que você já sabe que o viajante brasileiro com visto americano pode entrar no Canadá apenas com a autorização eletrônica de viagem, pode aprender mais sobre como funciona o eTA canadense.

Além disso, também pode descobrir como funcionam os documentos eletrônicos similares em outros países, como o eTA Austrália e o ESTA EUA. Boa viagem!

Texto: Julio Simões

×

Olá,
Fale com a gente pelo Whatsapp
clicando abaixo, ou através do e-mail
celestino@celestinodesp.com.br

× Como podemos ajudar?