fbpx

Quem tem o visto americano pode entrar no Canadá?

O fato de algumas cidades de Estados UnidosCanadá serem próximas costuma incentivar muitos turistas a “fazer a dobradinha” e conhecer dois países de uma vez só. Essa boa relação ajuda até na burocracia de viagem, já que o visitante brasileiro com visto americano pode entrar no Canadá com maior facilidade, como vamos explicar melhor adiante.

Para ter uma ideia da proximidade, a capital americana Washington e a populosa Nova York ficam a poucas horas de avião de Toronto, Montreal e da capital canadense Ottawa, todas na costa leste. Já na costa oeste, Seattle e Vancouver ficam ainda mais próximas. Ou seja, bastam algumas horas de vôo para cruzar a fronteira e conhecer um novo destino!

Por isso mesmo, a burocracia de viagem foi facilitada entre os vizinhos. Atualmente, o viajante com visto americano pode entrar no Canadá mesmo que não tenha o visto canadense. Para isso, basta emitir uma Autorização Eletrônica de Viagem, documento digital também conhecido como eTA.

O que significa eTA?

A Autorização Eletrônica de Viagem (do inglês, Eletronic Travel Authorization ou simplesmente eTA) é um documento vinculado ao passaporte que substitui o tradicional visto canadense e foi criado para simplificar os procedimentos e baratear o custo da operação, atraindo ainda mais o intercâmbio de viajantes entre os dois países.

Não à toa, ele pode ser emitido em poucos minutos e custa apenas 7 dólares canadenses, algo em torno de R$ 30 em cotação atual. No entanto, só é válido para quem for ao Canadá por via aérea – em caso de entrada por mar ou terra, é necessário emitir o visto tradicional.

Quem pode emitir o eTA Canadá?

Atualmente, dois tipos de viajantes brasileiros podem emitir o eTA Canadá e entrar no país ao norte dos Estados Unidos sem a necessidade de um visto próprio para ele: cidadãos com passaporte brasileiro com visto americano válido ou que emitiram o visto canadense em algum momento dos últimos 10 anos.

Se você não se encaixar em nenhuma destas categorias, terá que emitir o visto canadense normalmente para viajar ao país diretamente do Brasil. Caso surjam dúvidas sobre este procedimento, entre em contato com a equipe especializada da CELESTINO. Estamos à postos para te ajudar em todas as fases do processo.

O eTA Canadá substitui o visto americano?

A resposta é não. O eTA Canadá é um documento anexo emitido pelo governo de lá, então vale apenas para simplificar a documentação de entrada de quem está chegando ao país a partir dos Estados Unidos. Em outras palavras, ele substitui o visto canadense, mas não o americano.

Portanto, para entrar nos Estados Unidos vindo do Canadá (e de qualquer outro país, inclusive Brasil), o visto americano válido ainda é necessário. Para saber mais sobre o processo de emissão, acesse nossa página especial sobre os Estados Unidos ou entre em contato com a CELESTINO. Estamos à disposição para te ajudar a viajar tranquilo!

Saiba mais sobre o eTA Canadá e similares

Agora que você sabe que o viajante brasileiro com visto americano pode entrar no Canadá desde que emita a Autorização Eletrônica de Viagem, pode ler mais aqui no blog sobre como funciona o eTA canadense e também sobre documentos similares de outros países, como o eTA Austrália e o ESTA EUA.

Boa viagem!

Texto: Julio Simões