fbpx

Quem tem direito à isenção de entrevista para o visto americano?

Conteúdo originalmente publicado em janeiro/2021 e atualizado em maio/2022

A entrevista presencial costuma ser uma das fases mais difíceis para quem está solicitando o visto americano. No entanto, nem todo mundo sabe que alguns viajantes podem conseguir a isenção da entrevista caso cumpram alguns requisitos.

Neste texto, listamos quais são os tipos de viajantes isentos e como funciona esse recurso na prática. Confira:

Como conseguir a isenção da entrevista do visto americano?

Por regra, as autoridades consulares dos Estados Unidos isentam da entrevista os viajantes estrangeiros que sejam:

  • Solicitantes com idade inferior a 14 anos e superior a 79 anos que estejam emitindo ou renovando os vistos B1 ou B2 (negócios/turismo) e que não tenham tido o visto recusado anteriormente;
  • Solicitantes de renovação dos vistos B1 ou B2 expirados em até 12 meses e que não tenham tido o visto recusado anteriormente;
  • Requerentes do visto diplomático ou oficial dos seguintes tipos:
    • A-1
    • G-1, G-2, G-3 e G-4
    • NATO-1 a NATO-6
    • C-2 e C-3

Vale acrescentar que os viajantes entre 14 e 79 anos que não cumpram algum dos requisitos necessários terão que enfrentar o processo como qualquer outro solicitante, com captura de impressão digital e realização de entrevista agendada.

Além do mais, viajantes que tiveram o passaporte roubado ou perdido também não se qualificam para isenção de entrevista, a menos que tenham recebido outro visto desde o momento em que o passaporte foi perdido.

Por fim, é importante acrescentar que, apesar de existir a possibilidade de isenção da entrevista para o visto americano, a seção consular pode decidir chamar os solicitantes isentos para uma entrevista, caso julgue necessário. No fim das contas, a decisão final é sempre dos agentes do consulado americano.

Outros casos elegíveis de dispensa até o fim de 2022

Em fevereiro de 2022, os Estados Unidos anunciaram a decisão de ampliar, até a virada do ano, as isenções de entrevista para outros solicitantes, a fim de eliminar o acúmulo de pedidos.

Com isso, os agentes podem dispensar da entrevista os solicitantes dos vistos H-1, H-3, H-4, L, O, P e Q que atendam às condições, incluindo a que o pedido deve ser feito no país de nacionalidade ou residência.

Por fim, a medida também amplia a isenção para candidatos a vistos H-2, F, M e J, assim como as renovações de qualquer visto dentro de 48 meses do vencimento.

Outras dúvidas sobre o visto americano

Caso você queira saber como aumentar as suas chances de obter o visto americano ou tenha alguma dúvida com relação a isso, acesse nossa página especial ou entre em contato com a CELESTINO.

Nossa equipe está à disposição para te auxiliar em todas as etapas, dos formulários à entrevista, para que você tenha a melhor experiência possível. Boa viagem!

Texto: Julio Simões

× Como podemos ajudar? Available from 08:30 to 18:00