fbpx

Quatro vantagens do intercâmbio para maiores de 40 anos

Se você acha que viajar para aprender um idioma ou conhecer novas culturas é coisa de jovem, reveja seus conceitos. Cada vez mais, agências têm criado opções de pacotes de intercâmbio para maiores de 40 anos.

É o fim daquela velha justificativa: “não tenho mais idade para isso…”. Afinal, viajar para outro país é saudável em qualquer idade! Não acredita? Então veja a seguir quatro excelentes motivos que selecionamos para te convencer a se jogar neste tipo de programa. Confira:

1. Aprender um novo idioma

Esqueça esse mito de que depois de uma certa idade é impossível aprender um novo idioma. Nosso cérebro nunca para de aprender; a diferença é que é preciso ter mais tempo e dedicação para praticar continuamente. Por isso, o intercâmbio para maiores de 40 anos pode ser um grande aliado.

Afinal, a melhor maneira de aprimorar uma língua nova é mergulhando na cultura de um país. Por isso que, como ferramenta de aprendizado, poucas opções batem o intercâmbio: o estudante tem aulas de idioma com professores qualificados e ainda pode praticar seus conhecimentos nas tarefas mais básicas do dia a dia. Assim, aprender o idioma se torna um conhecimento adquirido naturalmente.

2. Conhecer pessoas novas

Seja a pessoa jovem ou de mais idade, fazer amigos é sempre bom. E o intercâmbio para maiores de 40 anos é uma excelente maneira de conhecer pessoas novas, algo que costuma ser mais difícil para quem viaja como turista. 

Além disso, independente da idade, é possível ficar em homestay (casa de família). As vantagens desse tipo de estadia é que há a comodidade de comer comida caseira, você se aprofunda nos hábitos e na cultura de um país, e ainda poderá contar com a ajuda de alguém sempre que precisar. Por conta dessa proximidade, não é raro que os laços criados entre os estudantes e as famílias durem mesmo após o fim do intercâmbio e se tornem grandes amizades.

3. Cursos para todos os gostos

Embora o curso de idioma seja o mais procurado por pessoas interessadas em fazer intercâmbio para maiores de 40 anos, existem diversas modalidades à disposição. A agência FYi Intercâmbios, parceira da CELESTINO, tem programas que aliam o estudo de línguas com a programação de atividades culturais locais, como visitas a museus e peças de teatro, assim como atrações voltadas para negócios e até voluntariado em causas humanitárias. Escolha a sua e divirta-se!

4. Desafiar seus próprios limites

Viajar para o exterior é sempre um evento único, mas ficar semanas ou meses longe de casa, conhecer pessoas novas e mergulhar em uma outra cultura não tem preço. Mais do que sair da rotina, fazer intercâmbio é a oportunidade de se desafiar e conhecer seus pontos fortes e fracos. Esse tipo de autoconhecimento só se adquire com a experiência. Não seria estranho se, após o intercâmbio, surgirem novos sonhos e desejos, como morar no exterior, escrever um livro ou abrir um empreendimento.

Afinal, como planejar o intercâmbio para maiores de 40 anos?

Antes de mais nada é importante escolher uma agência de confiança e credibilidade. Não hesite em pesquisar as referências da empresa antes de fechar contrato. Se possível, tente entrar em contato com outros intercambistas para conhecer suas experiências.

Outro coisa para se atentar é quanto ao seguro-viagem. Em alguns países, como na Europa, ele é obrigatório. Os valores variam: quanto maior a cobertura, mais caro ele fica. Então, leve isso em conta. Já quanto aos vistos, é importante ficar atento à documentação necessária, já que os vistos de estudante são diferentes dos para turistas. Para saber mais, fale conosco.

Texto: Igor Nishikiori, com edição de Julio Simões