fbpx

Qual a melhor época para viajar aos destinos mais buscados?

Quer planejar uma grande viagem internacional, mas não sabe por onde começar? Um bom passo é descobrir qual a melhor época para viajar no ano. Saber os meses de alta e baixa temporada, as temperaturas médias de cada estação, as atrações sazonais e os meses com melhores preços de passagens aéreas são informações vitais para conhecer antes de embarcar para não sofrer depois.

Para facilitar o seu trabalho de pesquisa, listamos a melhor época para viajar para cada um dos destinos turísticos mais procurados:

EUA e Canadá

Como são dois países grandes, não há uma regra geral sobre a melhor época para viajar. Tudo depende do seu destino e do que você pretende fazer na viagem. Se o destino for a Disney World, por exemplo, evite as férias de verão (junho a agosto) e o final do ano para não pegar filas quilométricas nos parques. Neste sentido, vale escolher a baixa temporada (primavera ou outono), a não ser que a ideia seja fazer compras. Neste caso, prefira o início ou o final das estações para conseguir boas promoções.

Férias na Disney: dicas valiosas para aproveitar a viagem

Já para o Canadá, a regra é não visitar durante o inverno. Nessa época, as temperaturas raramente ultrapassam o zero grau Celsius em algumas regiões e será impossível aproveitar tudo o que o país tem a oferecer. A melhor época para viajar ao país é o outono, quando não faz muito calor nem muito frio e as folhas das árvores ganham belíssimos tons avermelhados. 

Europa

O inverno europeu vale se for para economizar, já que é época de baixa temporada. Mas isso também significa clima gelado, céu cinzento, dias mais curtos e até neve em alguns locais. O verão, por outro lado, é a época da alta estação, com turistas de todo canto do mundo passeando pelas cidades.

Por isso, o ideal é visitar durante a primavera ou outono, que têm climas mais amenos e menos procura. Em outono ainda é possível curtir excelentes atrações, como a Oktoberfest na Alemanha, o Halloween em Londres ou o espetáculo da aurora boreal nos países nórdicos. 

Japão

Curiosamente, a melhor época para viajar ao Japão (e também a mais buscada pelos turistas) é justamente o começo da primavera, quando as flores de cerejeira desabrocham e criam um belíssimo (e efêmero) espetáculo. De resto, o ideal é evitar o verão, que costuma ser bastante quente e chuvoso, além de ser o período de férias dos estudantes. Evite o inverno se a ideia é ficar nas províncias ao norte do país, já que o clima costuma ser bem gelado.

Festival das Cerejeiras no Japão: qual é a melhor época para aproveitar?

China

Por também ser um país grande, não há datas melhores ou piores para visitar a China. A exceção é a época do Ano Novo chinês: não apenas as ruas costumam ficar apinhadas de gente como a maioria das atrações e estabelecimentos fica fechada. Assim como o Japão, também não é indicado viajar no verão por conta do clima quente e úmido, além de ser a época de férias dos estudantes. 

Austrália e Nova Zelândia

O clima australiano é bem parecido com o do Brasil, portanto qualquer estação é propícia para conhecer o país. O inverno é frio, mas não chega a ser insuportável, e o verão é quente e úmido, ótimo para pegar uma praia ou surfar. Se for visitar o Outback, o interior desértico da Austrália, prefira o outono ou a primavera.

Austrália além de Sidney: quatro cidades que você deve conhecer por lá

Já a Nova Zelândia, o ideal é evitar a época de inverno, já que suas estações de esqui são bastante procuradas por turistas. No verão, quando os estudantes estão de férias e famílias costumam viajar, os preços também tendem a ficar mais caros.

Caribe

Os melhores meses para visitar as praias caribenhas paradisíacas são de dezembro a abril, a chamada estação seca. Por isso, essa é a época mais disputada pelos turistas. Para economizar, procure datas após abril. Apenas se atente ao visitar a região de julho a outubro, pois é quando a chance de aparecer furacões aumenta consideravelmente.

Mais dicas para curtir a melhor época para viajar do seu destino

É importante lembrar que muitos desses destinos ainda exigem de visto de turista para a entrada de brasileiros. Conte com a ajuda especializada da CELESTINO que auxiliará com toda a documentação.

Por fim, para evitar problemas ao usar internet móvel fora do país, o ideal é adquirir um chip da MysimTravel, que tem planos aceitos em mais de 200 destinos. Assim, você já desembarca no país com o smartphone pronto para usar e postar suas fotos nas redes sociais. Conheça as opções no site.

Texto: Igor Nishikiori, com edição de Julio Simões

 

× Como podemos ajudar?