fbpx

Quais são os principais tipos de naturalização brasileira?

A instabilidade em algumas partes do mundo tem feito muitos imigrantes esticarem sua permanência no Brasil, país ainda visto como um lugar seguro e acolhedor.

Por isso, muitos estrangeiros que decidem aproveitar as oportunidades profissionais e a qualidade de vida do país acabam solicitando a naturalização logo que ficam elegíveis.

Em seguida, esclarecemos os principais tipos de naturalização brasileira. Portanto, se você estiver pensando em entrar com o pedido, siga em frente e conheça os detalhes:

O que é naturalização brasileira?

Resumidamente, naturalização é a adoção voluntária da nacionalidade de um país por um estrangeiro, desde que este atenda aos requisitos estabelecidos.

No caso do Brasil, todo estrangeiro com autorização de residência indeterminada (antes chamada “permanente”) há quatro anos ou mais pode pedir a nacionalidade brasileira.

Caso o imigrante tenha cônjuge e/ou filho brasileiro ou tenha o Português como língua materna, pode solicitar a naturalização brasileira com apenas um ano de residência.

Benefícios da naturalização de estrangeiros no Brasil

A naturalização brasileira permite que os estrangeiros tenham os mesmos direitos e deveres de cidadãos nascidos no Brasil.

Além disso, estes imigrantes também podem concorrer a concursos públicos e tem isenção de visto em mais de 150 país e territórios, entre outras vantagens cotidianas.

Tipos de naturalização de estrangeiros

No Brasil, existem cinco modalidades de naturalização de estrangeiros previstas pelo Conselho Nacional de Imigração. Confira cada uma delas em detalhe:

1. Naturalização ordinária

Idealizada para imigrantes com autorização de residência por tempo indeterminado que estejam morando no Brasil há pelo menos quatro anos.

2. Naturalização extraordinária

Permite que estrangeiros com residência no Brasil há mais de 15 anos sejam priorizados, conseguindo a nacionalidade brasileira com maior velocidade.

3. Naturalização provisória

Imigrantes que vieram ao Brasil antes de completar 10 anos de vida podem, ao atingir a maioridade, confirmar o desígnio de ser brasileiro naturalizado pela opção a seguir.

4. Naturalização definitiva

A conversão de naturalização de provisória para definitiva deve ser aplicada no prazo máximo de dois anos após o estrangeiro atingir sua maioridade civil.

5. Naturalização especial

Recentemente incluída, a naturalização especial atende estrangeiros que sejam cônjuges ou companheiros, há pelo menos cinco anos, dos seguintes cidadãos:

  • Integrantes do Serviço Exterior Brasileiro em atividade;
  • Pessoa a serviço do Estado brasileiro no exterior;
  • Imigrante empregado em missão diplomática ou repartição consular brasileira por mais de 10 anos ininterruptos.

Como solicitar a naturalização brasileira?

O processo de naturalização brasileira, apesar de ter sido modernizado, ainda é visto como muito burocrático por estrangeiros. Por isso, o caminho mais indicado é contar com uma assessoria profissional como a CELESTINO.

Nossa consultoria é totalmente individualizada e focada em entender todas as particularidades do caso. Na consulta, o imigrante descobre qual é o perfil de naturalização mais recomendado e pode tirar todas as dúvidas.

Para saber mais sobre este serviço, entre em contato!

Texto: Julio Simões

× Como podemos ajudar? Available from 08:30 to 18:00