fbpx

Posso viajar se a validade do visto americano tem menos de 6 meses?

Muita gente que pretende viajar aos Estados Unidos se questiona sobre a validade do visto americano e do passaporte brasileiro no momento do embarque. É comum o viajante ficar apreensivo e confuso com relação ao vencimento destes documentos, que são essenciais para todo tipo de viagem (trabalho, lazer ou estudo).

Por isso, listamos abaixo algumas questões muito comuns que recebemos sobre este assunto para esclarecê-las de forma clara e objetiva, sem rodeios. Confira:

Para que serve e como funciona o visto americano?

Antes de entrar nos pormenores, é importante saber o básico sobre o principal documento de entrada nos Estados Unidos. De forma bem simplificada, todo visto é uma permissão do país para você acessar um ponto de entrada (aeroporto ou qualquer outro posto de fronteira) e solicitar autorização para acessá-lo de fato.

Ou seja, ter visto americano não é garantia de acesso ao território dos Estados Unidos. A entrada só será confirmada (ou não) na chegada, diante do funcionário da alfândega. No entanto, é claro que ter um visto americano válido é significativo e conta muito para que a entrada seja autorizada.

Por isso, é fundamental cumprir todas as fases do processo de emissão do visto americano com seriedade e responsabilidade, do preenchimento do formulário à entrevista no consulado. A respeito disso, estas dicas sobre como aumentar as chances de conseguir o visto americano podem te ajudar.

Posso viajar com a validade do visto americano próxima ao vencimento?

O visto americano pode ter validade de até 10 anos, o que significa que você está autorizado a viajar ao país com este documento até o prazo expirar. Ou seja, você pode viajar mesmo que a validade esteja perto do fim ou termine durante sua permanência no país. O importante que ele seja válido no desembarque.

Aliás, é importante dizer que a data de validade do visto americano não tem nenhuma relação com o tempo de permanência no país, que é definido pelo oficial da imigração no momento da entrada. No entanto, o prazo médio concedido por agentes da alfândega costuma ser de 6 meses (180 dias).

Ainda sobre a validade, outra dúvida comum é sobre a renovação do visto americano. Se ele venceu nos últimos 12 meses, o procedimento é fácil e não exige nova entrevista. Do contrário, o viajante precisa solicitar um novo documento e enfrentar todo o processo novamente desde o início.

Posso viajar aos EUA se meu passaporte tem menos de 6 meses de validade?

Depende. Viajantes brasileiros precisam ter passaporte válido durante todo o período de permanência nos Estados Unidos. Se você pretende ficar três meses no país, por exemplo, o seu passaporte precisa estar válido durante este período, pelo menos.

Isso porque o Brasil faz parte de uma lista de países autorizados a quebrar a regra padrão (“clube dos seis meses”), que exige validade mínima de seis meses para o documento além do tempo de estadia do viajante no país.

Já se o passaporte expirar antes do vencimento do visto americano (o que acontece com relativa facilidade, uma vez que o visto pode ter validade bem superior ao passaporte), o recomendado é sempre viajar com os dois passaportes, o expirado com o visto válido e o novo.

Em caso de dúvida ou se precisar de ajuda para solicitar o visto americano, não hesite em entrar em contato com a CELESTINO. Nossa equipe tem experiência e está à disposição para te ajudar do início ao fim do processo. Entre em contato conosco e boa viagem!

Texto: Julio Simões