fbpx

Por que vale a pena se aventurar pela Tanzânia?

Localizado na África Oriental, a Tanzânia é perfeita para quem quer conhecer um destino diferente e inesquecível, com muita natureza, aventuras e descobertas. Afinal, lá estão as praias paradisíacas de Zanzibar, o famoso Monte Kilimanjaro e até o cenário que inspirou o filme Rei Leão. Curtiu? Então acompanhe a seguir a nossa lista do que fazer para curtir neste país:

Veja quais são os documentos necessários para viajar para a Tanzânia

Escalar o Monte Kilimanjaro

Famoso pelo topo coberto de neve, o monte Kilimanjaro é o pico mais alto da África, com  5.895 km de altura. Desbravar esse paredão pode até parecer coisa para alpinistas experientes, mas essa não é a realidade. Há rotas, como a Marangu (também chamada de Coca Cola), que permitem chegar ao cume da montanha sem nem precisar de equipamentos especiais.

Porém, é importante ressaltar que o frio e os sintomas da altitude são como os de qualquer montanha. Portanto, antes de encarar esse desafio, certifique-se de que a saúda está em dia e sempre siga as recomendações dos guias. Quem já desbravou essa rota, que pode levar seis dias entre subida e descida, diz que a experiência é incrível. Um dos destaques é a diversidade ecológica que pode ser percebida durante a subida, causada pela alteração climática proporcionada pela altitude.

Relaxar nas praias de Zanzibar

Quem busca uma atividade mais tranquila, a opção é conhecer as ilhas de Zanzibar. Com praias paradisíacas e um mar azul-turquesa, o local é bastante procurado por turistas que praticam mergulho ou kite surf. Quem quiser só relaxar e curtir a paisagem, pode se hospedar nos diversos resorts disponíveis à beira mar.

Uma curiosidade: foi em Zanzibar que nasceu o cantor Farrokh Bulsara, conhecido mundialmente como Freddie Mercury, vocalista da banda Queen. Quando ele nasceu, a região era um protetorado britânico – hoje, pertence à Tanzânia. Por isso, aos 17 anos, durante a revolução pela independência de Zanzibar, ele acabou fugindo para a Inglaterra junto com a família e lá se tornou um dos maiores astros da história do rock.

Conferir o cenário que inspirou o Rei Leão

Você certamente já deve ter ouvido a frase “Hakuna Matata”. O termo, que significa “sem problemas” em suaíli (um dos idiomas da Tanzânia), ganhou fama internacional por conta do filme O Rei Leão. O que pouca gente sabe é que o local que inspirou o longa de animação é o Parque Nacional de Serengeti, que fica ao norte do país.

Com 14 mil quilômetros quadrados de área preservada, o parque é um dos maiores do mundo e conta com uma enorme abundância de animais selvagens, como leões, elefantes, leopardos e hipopótamos. Eles ficam protegidos da ação humana, mas é possível vê-los de perto por meio dos safáris.

O parque também é famoso por conta da Grande Migração, evento anual em que 1,5 milhão de gnus e zebras deixam o ecossistema de Serengeti e seguem até o parque Masai Mara, no Quênia, em busca de alimento. Depois, quando a época de chuvas acabam, eles retornam até o Serengeti para continuar o ciclo da vida.

Visitar a cratera de Ngorongoro

Imagine um safári dentro de uma cratera gigante formada por um vulcão inativo? Pois é disso que se trata Ngorongoro. Com 18 quilômetros de diâmetro e área de 260 quilômetros quadrados, o local que já foi a caldeira vulcânica hoje conta com uma fauna e flora única no mundo.

Apesar de seus paredões de 600 metros de altura, animais como leões, zebras, gnus e búfalos, acharam ali um bom lugar para se viver. Por conta dessa diversidade, Ngorongoro é chamada de Arca de Noé da África Oriental.

Dicas para quem quer conhecer a Tanzânia

Quem quiser visitar a Tanzânia como turista precisa emitir o visto de entrada para o país e o certificado internacional de vacinação atualizado. Dessa forma, é importante se planejar para reunir todos os documentos necessários com antecedência, sem prejudicar o embarque. A CELESTINO tem uma equipe especializada que pode te ajudar com toda a documentação de viagem – entre em contato.

Saiba como solicitar o certificado internacional de vacinação, exigido pela Tanzânia

Outra dica importante é adquirir um chip internacional com internet para garantir que você terá sempre conexão 3G aonde for. Nossa recomendação é o MysimTravel, que é válido em mais de 200 países e é ativado ainda no Brasil, evitando qualquer burocracia. Consulte os planos disponíveis no site.

Fontes consultadas: Safari 365 e Immigration TZ
Texto: Igor Nishikiori, com edição de Julio Simões

× Como podemos ajudar?