fbpx

Por que preciso do visto dos EUA para entrar em Porto Rico?

A ilha de Porto Rico tem sido bastante procurada por turistas, sobretudo em cruzeiros que passam pelo mar do Caribe. Afinal, trata-se de um dos países mais ricos da América Latina, com natureza exuberante, praias belíssimas e uma história rica.

O que talvez nem todo mundo saiba é que para entrar na terra dos Menudos é necessário ter visto norte-americano. Mas qual seria o motivo dessa obrigatoriedade? Há outros países que também necessitam desse visto? Explicamos em detalhes abaixo:

História da ilha

Assim como muitos outros países caribenhos, o Porto Rico foi colonizado inicialmente pela Espanha — tanto que o idioma oficial é inglês e espanhol, embora o espanhol ainda prevaleça. Até que em abril de 1898 estourou a Guerra Hispano-Americana. Inicialmente, o conflito tinha como pano de fundo a independência de Cuba, mas as batalhas entre EUA e Espanha também se estenderam pelos mares do Pacífico.

O fim da guerra aconteceu alguns meses depois, com a assinatura do Tratado de Paris. Nele, os espanhóis garantiam a independência de Cuba e transferiam Porto Rico, Guam e as Filipinas para o domínio norte-americano — as Filipinas se tornariam independente em 1946. Com isso, esses países se tornaram território não incorporados dos EUA.

Quase americanos

Na prática, os territórios não incorporados são como uma colônia norte-americana. Por lei, seus cidadãos são considerados cidadãos dos EUA e estão protegidos por sua constituição. Eles também podem circular livremente pelo país. Um dos casos mais conhecidos é o de Luis Fonsi, autor do hit Despacito. Nascido na capital San Juan, ele fez o colégio e a faculdade nos EUA antes de ficar famoso mundialmente.

Por outro lado, Porto Rico tem uma legislação própria e residentes do território não são aptos a votar nem no presidente nem em representantes ao congresso norte-americano.

Em 2017, a população porto-riquenha aprovou um referendo para que o território se torne o 51º estado dos EUA, mas a medida precisa ainda da aprovação do governo norte-americano.

Outros territórios

Além de Porto Rico, os EUA tem outros 12 territórios não incorporados, sendo que somente cinco são habitados: Ilhas Virgens Americanas, Samoa Americana, Guam e Ilhas Marianas do Norte, além do próprio Porto Rico. Portanto, caso você pretenda visitar um desses países, lembre-se que é preciso ter um visto norte-americano válido.

Como tirar o visto para Porto Rico?

Tirar o visto americano exige uma boa dose de paciência e organização. Neste texto, indicamos como aumentar as chances de conseguir o visto americano. Se você tiver dupla nacionalidade (sendo uma delas isenta de visto), pode usar o Visa Waiver Program, que agiliza a obtenção do documento. Se precisar, a CELESTINO dispõe de profissionais qualificados para te ajudar em todas as etapas do processo – entre em contato.

Texto: Igor Nishikiori, com edição de Julio Simões

× Como podemos ajudar?