fbpx

Preciso comprovar renda mínima para tirar o visto americano?

Conteúdo originalmente publicado em fevereiro/2020 e completamente atualizado em abril/2021

Comprovar renda mínima para tirar o visto americano costuma ser um dos requisitos mais importantes no processo de obtenção deste documento. Isso porque o controle de imigração ilegal ficou mais rígido nos últimos anos, o que aumentou bastante o número de vistos negados no Brasil.

Somente no ano de 2019, 18% dos turistas brasileiros não foram atendidos neste pedido, número superior aos 12% de 2018 e muito maior do que os 3,2% registrados em 2014.

Neste texto, vamos aprofundar na importância da comprovação de renda para a emissão do visto e explicar por que vale a pena separar os documentos. Confira:

Por que devo comprovar renda para tirar o visto americano?

A comprovação de renda é importante porque assegura ao entrevistador do consulado americano que você não pretende se mudar definitivamente para os Estados Unidos com o visto de turista.

Ou seja, ele certifica que você dificilmente renunciaria a tudo para tentar uma vida nova no exterior, já que tem bens e recursos aqui no Brasil.

Dessa forma, quando o funcionário do consulado americano solicitar, apresente todos os documentos que conseguiu reunir para comprovar a sua real situação financeira: holerites recentes, cópias das últimas declarações de imposto de renda, faturas do cartão de crédito, extratos bancários, etc. Não esconda nada!

IMPORTANTE: os valores que constam nos documentos apresentados precisam corresponder ao que foi preenchido no formulário DS-160.

Caso alguma informação não corresponda ao que foi mencionado antes, o funcionário do consulado americano pode suspeitar das suas intenções na viagem e acabar negando o visto!

Qual é o valor mínimo para ter o visto americano aprovado?

Embora a comprovação de renda seja uma etapa importante do processo de emissão do visto americano, não existe um valor mínimo que garanta a sua aprovação.

Ao pedir provas financeiras, o agente consular não quer saber quanto você ganha, mas sim se você tem condições de se manter nos EUA durante a viagem e se tem vínculos para voltar ao país de origem quando ela acabar.

Além disso, não é necessário ter um trabalho formal para ser aprovado. Autônomos com CNPJ que apresentarem documentos de movimentação financeira recente em conta deste tipo também têm chances, já que isso comprova vínculo com o Brasil.

LEIA TAMBÉM: Vale a pena renovar o visto americano antes do vencimento?

Observação importante!

É possível que o agente consular nem peça os comprovantes de renda na hora da entrevista, mas isso definitivamente não é motivo para relaxar. Afinal, precaução nunca é demais!

Por isso, separe um tempo na sua rotina para coletar todos os documentos necessários, preencha corretamente o formulário e tente se tranquilizar para o momento da entrevista.

Caso você precise de ajuda, conte com a CELESTINO. Nossos profissionais estão prontos para auxiliá-lo em todas as fases do processo burocrático, do formulário DS-160 à separação dos documentos necessários. Entre em contato!

PRECISA RENOVAR O VISTO AMERICANO? Acesse a nossa página especial e saiba como!

Texto: Igor Nishikiori, com edição e atualização de Julio Simões

× Como podemos ajudar? Available from 08:30 to 18:00