fbpx

Por que preciso comprovar minha renda para tirar o visto americano?

Por conta do recente aumento da rigidez no controle de imigração ilegal nos Estados Unidos, é cada vez mais comum que vistos americanos sejam negados no Brasil. Em 2019, 18% dos turistas brasileiros não foram atendidos neste pedido, número superior aos 12% de 2018 e muito maior do que os 3,2% de 2014.

Por isso, entre os documentos a serem apresentados, o de comprovante de renda é um dos mais importantes. Ele assegura ao entrevistador que você não tentará imigrar com o visto de turista, já que tem bens e recursos próprios aqui no Brasil. Ou seja, ele certifica que você dificilmente abriria mão de tudo para tentar uma vida nova no exterior.

Vale a pena renovar o visto americano antes do vencimento?

Portanto, quando for perguntado sobre isso durante a entrevista, apresente todos os documentos que demonstrem sua real situação financeira: holerites recentes, cópias das últimas declarações de imposto de renda, faturas do cartão de crédito, extratos bancários, entre outros.

Lembrando que os valores precisam estar condizentes com o que foi preenchido no formulário DS-160. Se houver alguma informação diferente da informada anteriormente, o funcionário do consulado americano pode suspeitar das suas intenções na viagem e acabar negando o visto.

Já se você for autônomo, o ideal é possuir um registro de Pessoa Jurídica (CNPJ) e apresentar sua movimentação financeira recente neste tipo de conta, comprovando que você possui negócios no Brasil e que não os deixará para morar fora do país.

É importante dizer que muitas vezes o entrevistador nem pede os comprovantes de renda, mas isso não é motivo para relaxar, muito pelo contrário. Afinal, precaução nunca é demais! Separe um tempo para procurar e coletar todos os documentos necessários para a entrevista, preencha corretamente o formulário e procure se tranquilizar para a entrevista.

Se precisar de ajuda especializada, conte com a CELESTINO. Nossos profissionais estão habilitados à ajudá-lo no preenchimento do formulário DS-160, na orientação com relação à documentação necessária e no acompanhamento durante todo o processo – entre em contato e saiba mais.

Para saber tudo sobre o visto americano, acesse nossa página especial!

Fontes consultadas: Portal G1
Texto: Igor Nishikiori, com edição de Julio Simões

× Como podemos ajudar? Available from 08:30 to 18:00