fbpx

Permissão Internacional para Dirigir (PID): tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Ter um carro à disposição pode ser um diferencial e tanto durante algumas viagens ao exterior, mas também pode se tornar uma dor de cabeça caso o condutor não tenha a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Isso porque o documento reúne as informações importantes da CNH em um padrão internacional único, o que facilita o entendimento entre motoristas e autoridades estrangeiras, especialmente em situações críticas como acidentes ou blitzes.

Para explicar como funciona essa autorização, quem pode emiti-la e onde ela é reconhecida, listamos e respondemos todas as perguntas frequentes que recebemos sobre esse assunto em um único texto. Confira:

O que é PID?

PID é a sigla para Permissão Internacional para Dirigir, documento que funciona como uma espécie de “tradução” da carteira de motorista nacional (no nosso caso, a Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida como CNH).

Com a PID, o condutor pode dirigir em mais de 100 países signatários da Convenção de Viena sobre Trânsito Viário e mais algumas dezenas de nações com acordos de reciprocidade com o Brasil. A lista completa de países você encontra aqui.

É obrigatório emitir a PID para dirigir no exterior?

Não. Se o motorista pretende dirigir em um país estrangeiro por até 180 dias, ele não precisa emitir qualquer documento extra, apenas portar uma habilitação válida de seu próprio país.

No entanto, emitir a PID é altamente indicado em qualquer situação porque, como dito anteriormente, ela facilita o entendimento entre motoristas e autoridades locais, evitando contratempos causados por falhas de comunicação.

Quem pode emitir a Permissão Internacional para Dirigir?

A PID pode ser emitida por qualquer motorista habilitado que esteja com a CNH válida e dentro do limite de pontuação indicado pelo Departamento de Trânsito (Detran) da sua região.

Caso o motorista não possa solicitar pessoalmente a PID, é possível nomear um procurador para fazer o pedido do documento em seu lugar.

Quem tem PPD pode solicitar PID?

Essa dúvida é comum entre os viajantes que pretendem alugar carro no exterior: condutores recém-habilitados que ainda estejam com a carteira provisória (PPD, sigla de “Permissão para Dirigir”) podem solicitar a PID?

A resposta é não. Apenas condutores com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva podem solicitar a emissão da Permissão Internacional para Dirigir.

Qual é a validade da Permissão Internacional para Dirigir?

Antigamente, a PID seguia o prazo de validade da CNH, mas essa regra mudou em 2017. Desde então, o documento internacional é válido por três anos no máximo ou até que a CNH expire, o que acontecer primeiro.

Portanto, fique atento aos prazos dos documentos para não viajar com nenhum deles vencido ou mesmo próximo de expirar. Caso isso aconteça, a dor de cabeça pode ser grande. Não vacile e antecipe-se!

Qual é a vantagem de emitir a PID para dirigir no exterior?

Como dito, a Permissão Internacional para Dirigir não é necessariamente obrigatória para dirigir no exterior, mas é altamente recomendável para quem pretende viajar tranquilo.

Isso porque ela traz inúmeras vantagens práticas ao condutor, como por exemplo:

  • Evitar multas altas e possíveis equívocos caso a polícia local não compreenda a sua CNH em português;
  • Minimizar o risco de ser levado à delegacia para desfazer qualquer mal-entendido com as autoridades;
  • Não precisar obter tradução juramentada da habilitação antes ou mesmo durante a viagem;
  • Não precisar assinar termos adicionais para alugar um carro no exterior, o que pode atrasar a viagem;

Para saber mais sobre os benefícios de emitir a permissão internacional, recomendamos assistir este vídeo curto que produzimos sobre o assunto:

Portanto, se você precisar de qualquer tipo de suporte para emitir a Permissão Internacional para Dirigir, conte sempre com a CELESTINO.

Nossos especialistas ajudam a reunir os documentos necessários e acompanham todas as fases do processo até que a habilitação internacional esteja em suas mãos. Fale conosco e boa viagem!

Texto: Julio Simões

× Como podemos ajudar? Available from 08:30 to 18:00