fbpx

O que fazer antes de viajar de avião com cachorro ou gato

Está com planos de fazer uma grande viagem internacional, mas não tem com quem deixar seu animal de estimação? Não se desespere: ao contrário do que muita gente pensa, viajar de avião com cachorro ou gato não é nenhum bicho de sete cabeças. Com planejamento e alguns cuidados, seu animalzinho poderá também curtir um destino inesquecível. Confira a seguir o que fazer antes de pegar um avião com seu companheiro de patas:

Documentação para viajar de avião com cachorro ou gato

Um dos documentos mais importantes para viajar com pets é o Certificado Veterinário Internacional (CVI). Ele garante que o bicho está saudável e livre de doenças que possam causar problemas em um outro país. Para emiti-lo, imprima um formulário disponível no site do Ministério da Agricultura (MAPA) e marque um exame no médico veterinário de sua confiança.

Depois, reúna toda a papelada exigida para a viagem, como carteira de vacinação, comprovante de microchip e sorologia de raiva, e agende o atendimento em uma unidade do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). Vale frisar que o CVI precisar ser emitido dentro de 10 dias antes do embarque.

Outra dica importante é saber os requisitos mínimos de cada país. Não há uma norma única, cada nação tem sua legislação para a entrada de animais. Alguns países europeus, por exemplo, exigem a comprovação de que o pet tomou vermífugo e a instalação do microchip. No site do Ministério da Agricultura há mais informações sobre isso.

No caso de viagem para os Estados Unidos, é possível fazer a solicitação online, precisando apenas escanear os documentos e enviá-los ao site do ministério. O documento sai em até 48 horas.

Se for o caso, tire também um “passaporte pet”

O Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos não é obrigatório e nem é aceito em todos os países, mas ele facilita bastante para quem costuma voar com os pets. Isso porque o CVI expira em uma viagem apenas e o passaporte é válido para a vida toda do animal.

No passaporte constam todas as informações e o histórico de saúde, portanto, com ele em mãos, a renovação do CVI também tende a ser mais ágil.

Para fazer a requisição, o animal deve ter mais de 90 dias, nascido ou importado definitivamente no Brasil, criado por pessoas residentes no Brasil e que tenham sido examinados por um médico veterinário. Dessa forma, basta levar os documentos obrigatórios ao Vigiagro. O passaporte leva 30 dias úteis para ficar pronto.

Fique atento para as regras da sua companhia aérea

Cada empresa de aviação possui regras próprias para o transporte de animais de estimação. Dependendo da companhia, seu pet pode ir na cabine ou no porão e, em alguns casos, há até restrição de raças de cães e gatos. Por isso, antes de comprar as passagens, verifique os requisitos para levar seu bichinho no avião.

Além disso, confira também com a empresa o tipo de gaiola permitida. Caixas muito grandes, pesadas ou até com rodinhas são vetadas pela maioria das companhias aéreas. Além disso, informe-se sobre a documentação exigida pela empresa para o transporte de animais, como comprovante de vacinação.

Após comprar as passagens, não se esqueça de fazer a reserva do seu pet no avião. Há um limite de animais que podem ficar na cabine, por isso não deixe para fazer isso na última hora.

Prepare seu animal de estimação para a viagem

Antes da viagem, é importante fazer com que seu cão ou gato se acostume com a ideia de ficar horas dentro de uma gaiola em meio a um ambiente barulhento e frio. Compre uma caixa de transporte confortável, que permite que ele se movimente sem dificuldades e seja bem ventilado. Acostume-o a ficar na caixa e brinque e coloque petiscos para que ele veja o espaço como algo agradável.

No dia do embarque, passeie com ele e não exagere na alimentação. Leve algo para entretê-lo e algum objeto que ele goste, como uma coberta. Se seu pet ainda assim ficar muito agitado, peça para seu veterinário prescrever algum remédio que o acalme. Depois disso, é só chegar com antecedência ao aeroporto para fazer o check-in e curtir a viagem!

Vai sair de férias? Faça esse checklist e viaje tranquilo!

Texto: Igor Nishikiori, com edição de Julio Simões

×

Olá,
Fale com a gente pelo Whatsapp
clicando abaixo, ou através do e-mail
celestino@celestinodesp.com.br

× Como podemos ajudar?