fbpx

Fotografia para visto americano: quais são os pré-requisitos?

A fotografia do visto americano segue sendo uma das etapas que mais gera dúvida nos solicitantes, ainda que esse processo tenha sido bastante simplificado.

Antigamente, os viajantes precisavam tirar a foto por conta própria (respeitando os rígidos padrões americanos) e anexá-la ao formulário de solicitação do visto, o que aumentava o risco de erros.

Em 2008, o governo americano decidiu padronizar o processo e passou a realizar a fotografia nos próprios Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASVs), onde também é feita a coleta dos dados biométricos.

Os únicos solicitantes que ainda precisam entregar a fotografia do visto americano como nos velhos tempos são aqueles com direito à dispensa dos atendimentos presenciais, seja no CASV ou no consulado.

Pessoas com mais de 80 anos ou menos de 14 anos estão dispensados da coleta de digitais e da entrevista, mas devem entregar a foto nos padrões exigidos e cópia da confirmação de envio do formulário DS-160.

Em alguns (raros) casos, o consulado pode convocar estes isentos para entrevista, a fim de esclarecer dúvidas ou conflitos nas informações apresentadas.

Além disso, pessoas que estão renovando o visto e já tiveram seus dados coletados pelo órgão consular na emissão de um visto anterior também não precisam comparecer e podem enviar representantes em seu lugar.

Pré-requisitos para a fotografia do visto americano

De acordo com o site da Embaixada Americana no Brasil, a fotografia do visto americano precisa seguir uma série de padrões rígidos, como por exemplo:

  • A foto 5 x 7 cm ou 5 x 5 cm precisa ser colorida e com fundo branco, mas sem retoque, borda ou data. Além disso, o solicitante não pode sorrir no momento do registro;
  • Clique deve ter sido feito nos últimos seis meses e qualquer mudança na aparência (barba, corte ou cor do cabelo) exigirá a refação da foto;
  • Postura do solicitante deve ser frontal, com cabeça centralizada, olhar direto para a câmera e visão completa da face;
  • A face deverá cobrir 50% da área da foto e medir 3 cm do queixo até o topo da cabeça. Além do mais, a foto não poderá cortar topo da cabeça ou do queixo;
  • Orelhas deverão estar completamente expostas, permitindo a visão total das mesmas, da parte superior até a inferior. Brincos devem ser evitados, exceto os pequenos, fixos e que não cubram nenhum ponto das orelhas;
  • Óculos (escuros e de grau) e chapéus não são permitidos, assim como qualquer peça que cubra os cabelos. As exceções são os chapéus e panos usados por razões religiosas, mas desde que não cubram o rosto.

Dicas para se sair bem na hora da foto

Como a foto é geralmente feita pelos agentes consulares no próprio CASV, o solicitante precisa estar preparado para se adequar às exigências daquele momento.

Neste sentido, vale a pena seguir algumas recomendações de comportamento para agilizar o procedimento e evitar a refação da foto do visto americano. Confira:

  • Retire os óculos (mesmo os de grau), brincos, tiaras ou qualquer outro adereço estético;
  • Prefira roupas de uso regular, que exibam o pescoço (roupas de cunho religioso são exceções);
  • Evite o uso de maquiagem, especialmente se ela for forte ou extravagante;
  • Uso de barba ou bigode é permitido, mas deve ser mantido pelo solicitante;
  • Mantenha o semblante natural e não sorria na hora da foto.

Outra dica de ouro é contratar ajuda especializada para aumentar as chances de sucesso na emissão do visto americano. Na CELESTINO, a nossa equipe analisa o seu perfil, auxilia no preenchimento do formulário e orienta sobre a foto, minimizando possíveis erros. Para saber mais sobre o serviço, entre em contato!

Por fim, é importante reforçar que não existe garantia de aprovação mesmo que você siga as nossas dicas e cumpra corretamente todas as etapas. A decisão sobre a emissão do visto americano é única e exclusiva do funcionário do consulado americano que fará o atendimento.

Em todo caso, apresentamos no vídeo a seguir uma lista de boas práticas para se dar bem no momento da entrevista no consulado americano. Vale a pena assistir com atenção antes de encarar a missão no consulado:

Texto: Julio Simões

× Como podemos ajudar? Available from 08:30 to 18:00