fbpx

Festival das cerejeiras no Japão: qual é a melhor época?

Conteúdo originalmente publicado em janeiro/2019 e atualizado em janeiro/2022

Uma das épocas mais procuradas por viajantes interessados em conhecer o Japão é a primavera, que vai de março a junho. É nessa estação, durante alguns dias, que acontece o desabrochar das famosas sakuras, formando o famoso Festival das Cerejeiras.

Durante a florada, é comum ver famílias e amigos fazendo piqueniques em parques, tradição conhecida como Hanami (observar as flores, em japonês). Nesse período, milhares de pessoas também se reúnem em festivais ao ar livre, com música e comida.

Neste texto, esclarecemos algumas dúvidas a respeito desse evento cultural e contamos os melhores períodos para ver as sakuras,  um dos símbolos do Japão. Confira:

Quando acontece o festival das cerejeiras no Japão?

O desabrochar das sakuras se divide em dois períodos: kaika (início) e mankai (auge do florescer). Depois disso, as flores começam a cair e as copas das árvores ficam menos vistosas.

No Japão, cada região possui uma data específica para o desabrochar, o que pode confundir os viajantes. Por outro lado, caso você perca o Hanami em uma região, ainda há a chance de apreciá-la em outra.

Geralmente, quanto mais ao norte, mais tarde o desabrochar. No entanto, em 2021, o Japão teve a florada das cerejeiras mais precoce dos últimos 1,2 mil anos. Para especialistas, a antecipação é reflexo das mudanças climáticas no planeta.

Em 2022, a expectativa é que a florada comece em março, assim como foi no ano anterior. Para saber a data correta, acesse o site do serviço meteorológico japonês, que faz a previsão do Festival das Cerejeiras em mais de mil localidades.

Qual o significado do Hanami?

Para os japoneses, a primavera representa o começo de um ciclo. Por isso, várias coisas importantes costumam acontecer em abril: o ano letivo das escolas, o ano fiscal das empresas e até a admissão de novos funcionários nos escritórios.

Essa é uma tradição histórica, já que antigamente o florescer das cerejeiras marcava o início da colheita de arroz e muitos acreditavam que deuses habitavam as árvores, a ponto de oferendas com saquê serem deixadas embaixo delas.

Além disso, o breve período de florescimento do Hanami também tem uma conotação filosófica e espiritual, representando a efemeridade da vida.

Já o costume de fazer encontros com festa e comida ao redor das cerejeiras foi notabilizada no período Heian (794 a 1185) e era comum apenas entre membros das Cortes Imperiais.

Algum tempo depois, os samurais também adotaram a prática do Hanami e o costume se espalhou pela população, que hoje contempla as sakuras durante o Festival das Cerejeiras no Japão.

O que fazer no Hanami?

Durante o Festival das Cerejeiras no Japão, é comum ver grupos nos parques fazendo piquenique ou mesmo churrasco sob as árvores. Como os espaços são disputados, muitos chegam pela manhã para pegar um bom lugar e aproveitar a tarde.

Outra opção para curtir a temporada é participar dos Sakura Matsuri, festivais de rua que acontecem nessa época, com diversas barracas de comida e bebidas, além de apresentações musicais.

Além disso, também é época de se deliciar com alguns produtos exclusivos da estação, como refrigerantes, sorvetes e chocolates com sabor de sakura. E, claro, aproveitar a bela paisagem para tirar muitas fotos de recordação.

Como funciona o visto para o Japão?

Ficou interessado em assistir o Festival das Cerejeiras no Japão? Portanto, prepare-se: o governo japonês é especialmente criterioso com a documentação do visto, o que requer planejamento e atenção do viajante.

Neste sentido, a CELESTINO está à disposição para dar todo o suporte no preenchimento do questionário, pagamento da taxa e entrada da documentação junto ao consulado. Entre em contato!

Para saber mais sobre a documentação necessária para solicitar o visto de entrada para o Japão, acesse a página especial sobre este assunto aqui no site.

Texto: Igor Nishikiori, com edição e atualização de Julio Simões

× Como podemos ajudar? Available from 08:30 to 18:00