fbpx

Estrangeiros no Brasil: dicas para conseguir a documentação

O país ainda caminha lentamente para abrir suas portas para moradia de estrangeiros no Brasil. A nova Lei de Imigração (13.445/2017) ajudou a desburocratizar e facilitar a vinda de expatriados, mas, ainda assim, quem pretende viver de maneira legal no Brasil precisa correr atrás de uma série de documentos.

Como o próprio músico britânico Phil Collins sentiu na pele, mesmo que cidadãos de alguns países não precisem de visto de entrada para o Brasil, isso não garante que eles possam trabalhar ou estudar livremente por aqui. Para tal, é necessário um visto temporário de trabalho, que vale por dois anos e pode ser renovado indefinidamente. A única exceção são as pessoas vindas do Mercosul, que podem morar e trabalhar por aqui sem precisar de visto.

Documentação para estrangeiros no Brasil

De modo geral, o estrangeiro que quiser viver no Brasil precisa dos seguintes documentos:

  • Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), o “RG” de imigrantes;
  • Carteira de trabalho comum; 
  • CPF, para abrir conta em banco ou alugar e comprar imóveis;
  • CNH, caso precise de um carro.

Além disso, os estrangeiros no Brasil precisam solicitar uma permissão de residência caso queiram morar no país. Há duas maneiras de se fazer isso: se ela ainda estiver no exterior, o pedido deve ser feito junto ao consulado brasileiro em seu país de origem; e se ela estiver no Brasil, o solicitante precisa ir ao Ministério do Trabalho ou à Polícia Federal para regularizar sua situação.

Em suma, apesar das melhorias trazidas com a nova Lei de Imigração, o estrangeiro ainda precisa de bastante paciência e planejamento para não passar por maus bocados para morar e trabalhar legalmente no Brasil. Caso precise de mais informações, visite nosso site especial com mais informações sobre vistos e documentação ou entre em contato conosco.

Fonte: Portal Consular, Polícia Federal
Texto: Igor Nishikiori, com edição de Julio Simões

× Como podemos ajudar?