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Como conseguir um visto de trabalho para estrangeiro no Brasil?

O Brasil é um destino muito procurado por viajantes do mundo todo. No entanto, isso não significa que o estrangeiro com visto de turista possa trabalhar no Brasil durante a sua estada.

Para atuar profissionalmente no país, o estrangeiro precisa tirar o visto de trabalho, escolhendo a modalidade que melhor se encaixa no vínculo empregatício definido junto ao contratante.

Por isso, explicamos a seguir como funciona a emissão de visto de trabalho para estrangeiros no Brasil e como solicitá-lo. Confira:

Visto de trabalho para estrangeiros no Brasil

No Brasil, existem várias modalidades de vistos de trabalho para estrangeiros, podendo ter ou não vínculo empregatício com a empresa contratante.

Um dos tipos mais solicitados é o visto de trabalho com vínculo empregatício através de um contrato de trabalho firmado com uma empresa nacional.

Para essa modalidade, a empresa brasileira precisa solicitar a autorização de trabalho do estrangeiro junto ao Ministério da Justiça.

Se o pedido for aprovado, a autorização de trabalho será convertida em visto temporário e o estrangeiro estará apto a exercer sua atividade no país por até 2 anos.

No entanto, é importante frisar que não basta o estrangeiro ter uma oferta de emprego de uma empresa local para conseguir a emissão do visto de trabalho no Brasil.

Para emitir o documento, o estrangeiro precisa comprovar (com diplomas, certificados ou declarações) que possui experiência profissional prévia na função que vai exercer no Brasil.

Como conseguir o visto de trabalho para estrangeiro no Brasil?

Como dito anteriormente, a emissão do visto de trabalho para estrangeiro no Brasil exige a comprovação de uma ou mais qualificações e experiências profissionais, dentre as quais:

  • Mestrado, doutorado ou grau superior compatível com a atividade que irá desempenhar;
  • Conclusão de curso de pós-graduação com duração mínima de 360 horas, além de experiência mínima de um ano na área de especialização, compatível com a atividade;
  • Nível superior e experiência mínima de dois anos no exercício da função, prazo contabilizado desde a conclusão do curso de graduação;
  • Formação específica em ocupação de nível técnico e experiência profissional de três anos ou mais;
  • Escolaridade mínima 12 doze anos e experiência profissional a partir de quatro anos em ocupação que não exija nível técnico ou superior;
  • Experiência mínima de três anos no exercício de profissão, cuja atividade artística ou cultural independe de formação escolar.

Essa burocracia é necessária para provar ao Ministério do Trabalho que o estrangeiro é capaz de exercer a função e não está ocupando o posto de trabalho de um brasileiro.

Ou seja, comprovar a qualificação e a experiência profissional é fundamental para o visto ser aprovado.

Ajuda profissional pode agilizar a emissão do visto de trabalho

Se você é estrangeiro com visto de turista e deseja trabalhar no Brasil, o melhor a fazer é buscar ajuda profissional de uma assessoria de documentação, como a CELESTINO.

Nossos consultores são experientes e podem ajudar empresas e estrangeiros na emissão do visto de trabalho brasileiro.

Além disso, oferecemos o suporte adequado em cada etapa do processo burocrático, da análise dos documentos à entrega final do visto. Para saber mais, entre em contato!

Texto: Julio Simões

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