fbpx

Conheça Hokkaido, a terra dos bonecos de neve no Japão

Quem quer conhecer o Japão costuma priorizar sua viagem em cidades mais famosas, como Tóquio, Quioto e Osaka, principalmente para ver as flores de cerejeira na primavera. Mas, durante o inverno, a coisa muda de figura. Nesse período, quem se destaca é a província de Hokkaido, que tem um dos festivais de inverno mais bonitos do mundo, o Yuki Matsuri (festival da neve, em japonês).

Quer conhecer mais sobre o lugar mais gelado da terra do sol nascente? Confira a seguir:

Onde fica Hokkaido?

Localizada na região mais ao norte do país, Hokkaido é a segunda maior ilha do Japão (perdendo para apenas para Honshu, onde fica Tóquio). Por conta dessa posição geográfica, seu inverno costuma ser bastante rigoroso, com temperatura média na casa dos -8 °C.

Em compensação, durante o verão a temperatura costuma ser mais agradável, com médias de 20°C. Como o clima nessa época no restante do Japão costuma ser quente e úmido, muitos japoneses viajam para Hokkaido justamente para escapar do calor sufocante.

Festival de Inverno de Hokkaido

Como neve é o que não falta em Hokkaido, não por acaso suas principais atrações acontecem justamente no inverno. O principal deles é o Festival de Neve de Sapporo (Sapporo Yuki Matsuri), que em 2020 acontecerá entre 4 e 11 de fevereiro.

Nele, as ruas geladas da cidade recebem esculturas gigantes produzidas por diversas equipes ao redor do mundo. Algumas obras fazem menção a ícones da cultura pop, como Star Wars e Pokémon, enquanto outros reproduzem monumentos do mundo, como o Palácio de Buckingham.

Além disso, como todo festival japonês, há muitas barracas de comida, apresentações de música e dança, além de tobogãs na neve para as crianças.

Festival das cerejeiras no Japão: Qual a melhor época? 

Estações de esqui

Outra atração procurada na cidade no inverno é a estação de esqui de Sapporo Teine. O complexo foi construído para as Olimpíadas de Inverno de 1972 e hoje é usada tanto por profissionais quanto por quem nunca esquiou na vida. A estação fica nas cercanias de Sapporo e pode ser acessado de ônibus.

Outro local onde se pode esquiar é no Furano Ski Resort. A pequena cidade recebe vários turistas nessa época do ano que queiram praticar o esporte e também curtir as tradicionais termas de água quente. Além disso, a atração ainda tem espaço para crianças e famílias que queiram apenas curtir a neve.

Flores, cerveja e comilança

Apesar das principais atrações de Hokkaido acontecerem durante o inverno, também há coisas para fazer em outras épocas do ano. Em Furano, entre junho e agosto, o desabrochar nas plantações de lavanda produz um verdadeiro espetáculo da natureza, uma espécie de tapete colorido que se estende pelas montanhas.

Já em Sapporo, vale visitar o único museu que conta a história da cerveja no Japão. O Sapporo Beer Museum fica localizado em uma das primeiras cervejarias do país, fundada no século 19. Após a visita ainda é possível degustar de alguns sabores produzidos pela marca que leva o nome da cidade.

Por fim, todo mês de setembro acontece o Sapporo Autum Fest. Nessa época, o Odori Park se transforma em um grande local de festas, com muito lámen e doces típicos, muita cerveja e algumas atrações. Entre elas, uma mini-Oktoberfest, a tradicional festa alemã, ao melhor estilo nipônico.

Já pensou em fazer turismo no Japão durante as férias?

Dicas para quem vai a Hokkaido

Quem possui o passaporte brasileiro precisa de visto para entrar no Japão. Para isso, é preciso preencher um formulário, comprovar rendimentos, ter cópias da passagem e ainda apresentar às autoridades o cronograma da viagem. Além disso, é preciso pagar uma taxa a partir de R$ 97. A consultoria especializada da CELESTINO pode te ajudar com isso – entre em contato.

Saiba todos os documentos necessários para viajar ao Japão

Além disso, caso você não saiba nada de japonês, o ideal é ter sempre à mão um smartphone com acesso à internet. Por isso, recomendamos o chip MysimTravel, que pode ser ativado no Brasil e é válido em mais 200 países. Seus chips são compatíveis com mais de 340 operadoras e você ainda encontra planos especiais para destinos como Estados Unidos, Europa e América do Sul.

Fontes consultadas: Sapporo Snow Festival, Sapporo Beer, Sapporo Autumfest

Texto: Igor Nishikiori, com edição de Julio Simões

× Como podemos ajudar?