fbpx

Como tirar o visto americano para idosos?

O processo burocrático para entrar nos EUA tem várias etapas e dificuldades, entre elas a exigência de presença física em um dos escritórios americanos no país, para uma entrevista com agentes consulares. No entanto, nem todas as faixas etárias precisam cumprir totalmente a lista de exigências para emitir esse documento. Pessoas com idade mais avançada, por exemplo, podem pular algumas etapas, simplificando o procedimento.

No entanto, é preciso esclarecer que não existe um tipo exclusivo de visto americano para idosos e nem a isenção completa da necessidade do documento para eles. O que existe são isenções específicas de certas etapas do processo burocrático para pessoas com 80 anos de idade ou mais. O objetivo dessa decisão é poupá-los de algumas fases mais trabalhosas, como a própria entrevista. Nada mais justo com quem já viveu e contribuiu tanto com a sociedade, não é mesmo?

Dessa forma, idosos com 80 anos ou mais têm o visto americano pré-aprovado e não precisam enfrentar etapas como a entrevista com agentes consulares e coleta de digitais. Neste caso, basta que eles enviem a documentação solicitada e paguem a taxa administrativa. De resto, é só aguardar a decisão do Consulado Americano, que pode aceitar ou recusar o seu pedido de visto, como acontece com qualquer outro cidadão.

Visto americano para idosos: observações importantes

Ainda que os idosos com 80 anos ou acima estejam isentos da entrevista, pode acontecer de o consulado americano solicitar sua presença física para esclarecer alguma informação confusa ou não clara enviada no formulário. No entanto, isso não significa necessariamente que o pedido de visto será recusado. A decisão de convocar o idoso a comparecer presencialmente não tem qualquer relação com a aprovação ou não do visto americano.

Além disso, é importante esclarecer que a isenção da entrevista presencial e da coleta de dados biométricos só vale para solicitantes que nunca tiveram o visto negado. Caso o viajante tenha tido o pedido recusado antes, o procedimento será o mesmo de todos os cidadãos, independente da idade. Para saber mais sobre este procedimento, recomendamos este texto que fala sobre como aumentar as chances de conseguir o visto americano.

Em caso de dificuldade, entre em contato com a CELESTINO. Nossa equipe especializada está à disposição para te auxiliar em todas as etapas do processo, do envio do formulário à entrevista – caso seja necessária. Para mais informações sobre o visto americano, acesse nossa página especial sobre o assunto. Boa viagem!

Texto: Julio Simões