fbpx

Como tirar o visto americano para bebês?

Se você tem filhos pequenos e está planejando viajar aos Estados Unidos nos próximos meses, então já deve ter se questionado sobre o procedimento para conseguir o visto americano para eles. Afinal, o documento é obrigatório para todos, de recém-nascidos a pessoas centenárias, mas os procedimentos costumam ser diferentes para quem tem menos idade. A seguir, explicamos em detalhes como funciona a emissão de visto americano para bebês e crianças. Confira:

Comece pelo passaporte

Antes de enfrentar a burocracia do consulado, é fundamental garantir o passaporte do seu pequeno. Sem ele, você não vai a lugar nenhum – literalmente. Neste sentido, é importante dizer que os passaportes para menores de 18 anos têm validade diferente dos documentos para adultos. Quanto mais novo for o portador, menos tempo eles valem. Para entender melhor, veja a escala a seguir:

  • 0-1 ano incompleto: 1 ano de validade
  • 1-2 anos incompletos: 2 anos de validade
  • 2-3 anos incompletos: 3 anos de validade
  • 3-4 anos incompletos: 4 anos de validade
  • 4-18 anos incompletos: 5 anos de validade

Em todo caso, o primeiro passo para emitir o passaporte é garantir que a foto siga os padrões estabelecidos, entre eles o formato 5 x 7. A imagem, aliás, pode ser utilizada também no visto americano para bebês e crianças, então é fundamental que ela também cumpra as exigências da Embaixada dos Estados Unidos. Segundo eles, a foto oficial deve:

  1. Ter sido tirada nos últimos seis meses;
  2. Ter 5 cm x 5 cm, com a cabeça centralizada no espaço. A cabeça (medida do topo do cabelo até embaixo do queixo) deve medir de 2,5 cm a 3,5 cm com a linha dos olhos entre 2,8 cm e 3,5 cm do limite inferior da foto. As fotos podem conter uma margem branca pequena (de cerca de 0,5 cm);
  3. Ser colorida com fundo branco ou cinza claro. Fotos com fundo poluído, estampado ou escuro não serão aceitas;
  4. Não ser montada em moldura, com o rosto inteiro ocupando cerca de 50% da área da fotografia. Em geral a cabeça do solicitante, incluindo o rosto e o cabelo, devem ser mostrados do alto da cabeça até abaixo do queixo e das linhas do cabelo da lado a lado. É preferível que as orelhas estejam visíveis.

Prepare-se para a foto!

O protocolo acima pode até parecer simples para um adulto, mas certamente não é para uma criança, especialmente as muito pequenas, que são naturalmente inquietas. Por isso, é importante ter paciência para tirar a foto oficial do visto americano para bebês e cumprir com excelência todos os requisitos, sob risco de ter o visto ou o passaporte negado.

Se o seu bebê ainda é de colo, é bem provável que você não consiga fotografá-lo em estúdios comerciais, que não têm a estrutura necessária. Neste caso, o melhor é escolher um espaço em casa que tenha boa iluminação e permita definir um fundo completamente branco – um lençol sobre a cama, por exemplo.

Feito isso, escolha um momento em que o bebê esteja disposto ou bem humorado e tente tirar uma foto cuja expressão seja totalmente neutra, sem sorrisos, sem cara de mau e sem chorar. A missão não é fácil, mas pode ser muito divertida, como conta o relato (com dicas!) da Mariana, a mãe do Miguel.

Feita a foto, o procedimento para emissão do passaporte brasileiro para menores será praticamente o mesmo de um adulto, com leves diferenças. Uma delas, aliás, é a presença obrigatória do bebê e dos pais durante o atendimento presencial na Polícia Federal. Caso um dos dois não possa comparecer, é preciso apresentar autorização com firma reconhecida do pai ausente.

Para saber mais sobre o assunto, acesse nossa página especial sobre passaporte. Em caso de dificuldade, a CELESTINO está à disposição para esclarecer dúvidas e ajudar em todas as fases do processo. Temos uma equipe qualificada à disposição para te atender – entre em contato.

Solicite o visto americano para bebês

Com o passaporte brasileiro e a foto em mãos, é hora de encarar a burocracia consular americana e conseguir o visto para seu herdeiro. Neste sentido, o procedimento é muito parecido com a emissão de visto americano para adultos, em que há o preenchimento do formulário DS-160 e entrevista presencial no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto).

A principal diferença é que toda criança menor de 14 anos está isenta da entrevista e só precisa entregar o formulário preenchido e os documentos necessários para aprovação. Por outro lado, a validade do visto americano para bebês é a mesma dos adultos: 10 anos.

Sobre o principal documento de entrada nos Estados Unidos, aliás, vale ver as dicas sobre como aumentar suas chances de conseguí-lo e entender melhor se vale a pena renová-lo antes do vencimento. Para mais informações sobre este assunto, recomendamos nossa página especial sobre o visto americano.

Em caso de dúvidas ou dificuldades, a equipe especializada da CELESTINO está à disposição para te ajudar em todas as fases do procedimento burocrático junto ao consulado americano. Entre em contato e boa viagem!

Texto: Julio Simões