fbpx

Como funciona a habilitação para dirigir nos EUA?

É muito comum que brasileiros, quando em viagem pelos Estados Unidos, optem por alugar um carro, uma moto ou até um motorhome para se deslocar pelo país. Neste sentido, a primeira dúvida que surge é: quais documentos preciso apresentar para ser autorizado a dirigir na América? 

A resposta é simples: além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que deve estar em situação regular (nem suspensa, nem cassada), alguns estados pedem também a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Isso porque os territórios americanos tem leis específicas, que muitas vezes se sobrepõem às leis federais.

Por isso, fique atento e não deixe para regularizar essa situação na última hora! Neste sentido, um bom ponto de partida é consultar o site do Departamento de Trânsito dos EUA, onde é possível verificar os estados que exigem também a PID ou apenas a CNH.

Por que vale a pena pedir a PID para dirigir nos EUA? 

Com esta carteira internacional, o viajante brasileiro evita transtornos ou multas e ainda agiliza a verificação da permissão caso seja parado por policiais, já que o documento está em inglês. Com a CNH brasileira, é grande o risco da autoridade não entender o documento e decidir levá-lo ao Departamento de Trânsito para esclarecer a situação, atrasando a viagem. 

Para emitir a PID é fácil: basta apresentar sua CNH definitiva, regular e dentro da validade ao Departamento de Trânsito do estado brasileiro que emitiu a sua carta de motorista. Caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda para conseguir esta carteira internacional, entre em contato com a gente. Para saber como tirar o visto americano, clique aqui

Texto: Guilherme Soares Dias, com edição de Julio Simões

×

Olá,
Fale com a gente pelo Whatsapp
clicando abaixo, ou através do e-mail
celestino@celestinodesp.com.br

× Como podemos ajudar?