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Cidadania portuguesa: como otimizar a busca por certidões na Europa?

O documento base que fundamenta qualquer pedido de cidadania portuguesa é a certidão de nascimento do familiar português. Sem isso, é impossível dar início ao processo de dupla nacionalidade que desencadeará no tão sonhado passaporte europeu.

Por isso, para evitar dor de cabeça e contratempos, muitos brasileiros recorrem aos serviços de assessoria de documentação para ajudar a localizar os documentos do antepassado em terras portuguesas. Neste texto, vamos esclarecer como funciona esse serviço e sua importância. Confira:

Quem tem direito à cidadania portuguesa?

Antes de aprofundar o assunto, vale a pena esclarecer quais são os perfis aptos a solicitar a cidadania portuguesa. São eles:

  • Filhos e netos de cidadãos portugueses;
  • Cônjuges e companheiros destes filhos e netos de portugueses (casados ou em união estável por pelo menos três anos);
  • Cidadãos nascidos em ex-colônias e aqueles que, por algum motivo, tenham perdido a nacionalidade portuguesa e desejam resgatá-la;
  • Descendentes de judeus sefarditas portugueses

Passo a passo para conseguir a cidadania portuguesa

O brasileiro com origem portuguesa que queira obter a nacionalidade deste país europeu deve cumprir várias etapas burocráticas e reunir uma série de documentos para solicitar o documento.

De forma bem simplificada, o processo para emitir a nacionalidade portuguesa segue basicamente o passo a passo descrito a seguir. Para conseguir ter o documento em mãos, você precisará:

  1. Descobrir se você se encaixa nos termos necessários para obter a cidadania portuguesa;
  2. Encontrar os documentos necessários (seus e de seus antepassados) para reuni-los ao pedido;
  3. Verificar se as certidões do cidadão português estão válidas;
  4. Verificar se não há diferença de grafia nos nomes dos documentos;
  5. Emitir e apostilar todos os documentos em cartório;
  6. Preencher pedido de cidadania e agendar horário no consulado português;
  7. Comparecer ao consulado na data marcada para entregar os documentos e pagar taxa;
  8. Aguardar o recebimento dos novos documentos portugueses em casa.

Como visto, o processo burocrático pode ser complexo e demorado, mas tende a ficar menos doloroso se for acompanhado por especialistas no assunto, com experiência prática na execução desse procedimento.

Neste sentido, a CELESTINO conta com profissionais aptos a ajudá-lo em todas as fases do processo burocrático, inclusive na busca por documentos em cartórios portugueses. Entre em contato e saiba mais!

Por que vale a pena procurar ajuda profissional?

Não se pode ignorar que muitas das certidões portuguesas, em razão de sua antiguidade ou divergência de informação advinda do próprio processo de imigração (nos quais os nomes eram trocados e alterados em razão do dialeto português), só conseguem ser localizadas a partir de uma busca detalhada.

Há de mencionar inclusive que, a depender da data e local de nascimento do antepassado português, essa busca é realizada em arquivos paroquiais manuscritos, que exigem grande conhecimento técnico para localizar a certidão de nascimento ou de batismo.

Neste sentido, contar com uma assessoria jurídica com experiência prática pode ser fundamental para concretizar o seu projeto de dupla cidadania portuguesa, especialmente nesta dura missão de localizar as certidões dos antepassados.

Portanto, não hesite em procurar ajuda e entre em contato com a CELESTINO. Estamos à disposição para ajudá-lo em todas as fases do processo burocrático. Conte conosco!

Texto: Julio Simões

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