fbpx

Cidadania italiana: como é a busca por certidões e documentos na Itália?

Durante o extenso processo de obtenção da cidadania italiana, uma das etapas mais difíceis é a reunião de certidões de antepassados. Muitas vezes, é preciso superar a ausência de informações básicas sobre estes parentes e a burocracia dos órgãos oficiais da Itália para conseguir os documentos e encaminhá-los ao consulado.

Por conta dessa dificuldade, muita gente recorre a empresas especializadas para localizar documentos antigos que comprovem a filiação italiana. A CELESTINO, por exemplo, conta com um profissional deste tipo alocado na Itália para aprimorar a busca de certidões, conferindo maior agilidade ao processo.

Neste sentido, o que também ajuda é conhecer alguns dados básicos dos avós, bisavós e tataravós italianos, como nome completo, filiação e ano de nascimento. Quanto mais informações corretas forem disponibilizadas, maiores serão as chances de sucesso, ainda que não haja nenhuma garantia de que os originais serão encontrados.

“Geralmente não possuímos ou guardamos documentos referentes aos nossos antenatos, mas felizmente já existem instrumentos que auxiliam essa pesquisa. Fora que a experiência de tantos anos nisso também conta muito neste trabalho”, explica Cássio B., que atua na área há quase cinco anos.

Por outro lado, ele destaca que a maior dificuldade do trabalho é superar a lentidão dos órgãos públicos italianos. “Devido ao grande número de pedidos de cidadania, muitos comunes (municípios) estão sobrecarregados. Isso gera lentidão nas respostas, o que também reflete nas paróquias e dioceses”, conta.

Ainda sobre a busca pelas certidões na Itália, alguns processos precisam ser feitos presencialmente (dependendo da região do país onde estão os documentos), o que requer acompanhamento permanente por um profissional.

Além disso, muitas vezes as certidões precisam ser apostiladas na prefeitura da província italiana antes de serem enviadas aos descendentes no Brasil, o que também exige atenção por parte do responsável pela obtenção dos documentos.

Tire suas dúvidas sobre cidadania italiana

Atualmente, o Brasil tem mais de 30 milhões de descendentes italianos, muitos destes aptos a conseguir a dupla cidadania e, consequentemente, o passaporte europeu. Se este é o seu caso, fale com a CELESTINO e não perca tempo tentando resolver tudo sozinho e à distância!

Nossa equipe especializada está à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a busca de certidões na Itália e orientá-lo com relação às demais fases do processo burocrático. Conte conosco!

Texto: Julio Simões

× Como podemos ajudar? Available from 08:30 to 18:00