fbpx

Carnaval no exterior: quatro festas que valem a viagem

Sempre que se fala em Carnaval é comum pensar na nossa festa brasileira. Afinal, temos os desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro, os trios elétricos em Salvador, os bonecos gigantes em Olinda, os blocos de rua em vários estados e as inúmeras festas em salões pelo interior do País. No entanto, engana-se quem pensa que essa folia é exclusividade nossa: existem outras festas de Carnaval no exterior que são tão tradicionais, históricas e divertidas quanto as brasileiras.

Conheça algumas destas festas de Carnaval no exterior que valem entrar no seu roteiro:

Mardi Gras, o Carnaval nos EUA

Popularizado em filmes e séries, o Mardi Gras acontece em várias cidades dos EUA, mas o evento mais famoso acontece em New Orleans, Louisiana. Assim como na festa brasileira, há desfile de carros alegóricos, muita música, bebida e gente fantasiada.

Os preparativos começam ainda em janeiro e seguem até o feriado de Carnaval, quando é o ápice das festividades. Na véspera da chamada Terça-feira Gorda (Mardi Gras, em francês), um dia antes da Quarta-feira de Cinzas, acontecem diversos desfiles de carros alegóricos pela cidade, além de eventos em bares e casas de shows.

Mas é justamente nos desfiles que acontecem uma das tradições mais famosas deste Carnaval no exterior, quando integrantes dos carros alegóricos jogam presentes para o público, como os famosos colares de bolinhas, que são o símbolo da festa.

Quando acontece: de 5 de janeiro até 5 de março de 2019

Notting Hill Carnival, o Carnaval na Inglaterra

A folia dos londrinos rola durante o verão europeu no bairro de Notting Hill. A festa teve início durante a década de 50 como uma maneira de integrar a população de imigrantes caribenhos na cidade. Por isso, a música tradicional dessa festa são ritmos típicos da região, como o reggae, o merengue, o calipso e a rumba.

Semelhante ao carnaval brasileiro, a fantasia dos desfiles em Notting Hill lembram bastante os das nossas passistas, com bastante plumas, adereços brilhantes e figurinos extravagantes. Além da tradicional parada que percorre o bairro, acontecem outros eventos paralelos com música ao vivo e barracas com comidas típicas do Caribe.

Quando acontece: de 24 a 26 de agosto de 2019

Carnevale di Venezia, o Carnaval na Itália

Famosa por seus canais e por sua beleza arquitetônica, Veneza tem um dos carnavais mais famosos e antigos do mundo. Só que ele tem pouco a ver com a nossa festa: ao invés de pouca roupa, o que impera por lá são longas fantasias luxuosas (é época de frio na Itália) que remetem aos antigos bailes de máscaras dos nobres da Idade Média. Foram desses encontros que saíram alguns personagens clássicos do nosso Carnaval, como o arlequim, o pierrô e a colombina.

O caráter popular da festa fica por conta da parada de barcos alegóricos nos famosos canais da cidade, além das apresentações musicais e teatrais na Piazza San Marco. Para os mais endinheirados é possível participar de festas fechadas que custam cerca de 300 euros por pessoa e buscam reproduzir toda a pompa e glamour dos bailes de máscaras do passado.

Quando acontece: de 17 de fevereiro até 5 de março de 2019

Carnaval de Santa Cruz de Tenerife, o Carnaval na Espanha

Em termos de tamanho e popularidade, o Carnaval de Santa Cruz de Tenerife é considerado o segundo maior do mundo, perdendo só para o Rio de Janeiro. E, no quesito animação, muitos turistas consideram que ele rivaliza com a festa brasileira.

A duração deste Carnaval no exterior é maior, com as festividades principais começando uma semanas antes da Quarta-feira de Cinzas e se encerrando no domingo seguinte. Praticamente todos os dias tem algum evento rolando, como os concursos de murgas (músicas com críticas políticas e de humor, semelhantes às nossas marchinhas) e a escolha da rainha do Carnaval.

Na terça-feira, um grande desfile toma conta das ruas da cidade. Já na sexta-feira seguinte à Quarta-feira de Cinzas, acontece o tradicional Entierro de La Sardina, em que é feita uma procissão de mentira pela cidade (com participantes caracterizados para um funeral) e na qual um peixe de papel é queimado para representar o enterro dos excessos do Carnaval.

Quando acontece: de 27 de fevereiro a 10 de março de 2019

Documentos básicos para curtir o Carnaval no exterior

Para curtir o Carnaval no exterior, é preciso planejar a viagem com antecedência, já que estas festas, como a nossa, costumam atrair muitos turistas. Quanto à documentação, o primeiro passo é verificar a validade do seu passaporte. Em seguida, acesse a página de destinos e veja a lista completa de documentos exigidos para emissão de visto em cada país. Se precisar, a CELESTINO pode te ajudar – entre em contato.

Fonte: Momondo
Texto: Igor Nishikiori, com edição de Julio Simões

× Como podemos ajudar?