fbpx

Bolsas de estudo no exterior: ainda dá tempo de concorrer!

Com o ano novo chegando, é hora de pensar o futuro, certo? Se você planeja fazer intercâmbio no ano que vem e não sabe por onde começar, uma boa dica é pesquisar e analisar qual curso mais se encaixa nas suas pretensões e quais países o oferecem. Além disso, vale ficar ligado nas datas de aplicação para bolsas de estudo no exterior. Muitas instituições bem avaliadas oferecem este tipo de ajuda aos estrangeiros, e não é diferente na virada do ano.

Para te ajudar nessa busca, selecionamos algumas ofertas de bolsas de estudo no exterior com período de inscrição entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019. No fim deste texto, também listamos dicas práticas para você já começar a preparar a documentação da viagem. Afinal, viagens e períodos de estudos fora do país exigem planejamento. Confira: 

EUA e Canadá

Instituição: Universidade de Oregon [site]
Local: Eugene, estado de Oregon, Estados Unidos
Foco: Graduação

Com inscrições abertas até 1º de fevereiro de 2019, a instituição oferece várias bolsas de estudo no exterior. O primeiro passo é aplicar para um dos cursos até 15 de janeiro de 2019 (clique aqui). Depois, prossiga a candidatura ao programa ICSP Scholarship Application. Importante: essa oferta só está disponível para alunos com excelente desempenho acadêmico que comprovem necessidade financeira.

Instituição: Harvard University [site]
Local: Cambridge, estado de Massachusetts, Estados Unidos
Foco: Pós-Graduação

Harvard University Center for the Environment abriu vagas para pesquisadores doutores com interesse em meio ambiente, que podem se candidatar até 16 de janeiro de 2019. No entanto, o Environmental Fellows Program exige diploma de PhD obtido entre maio de 2015 e agosto de 2019 como requisito mínimo. Em contrapartida, oferece a cada pesquisador selecionado apoio financeiro de US$ 68 mil/ano, entre outros benefícios.

Instituição: University of British Columbia [site]
Local: estado de British Columbia, Canadá
Foco: Graduação

Uma das melhores instituições canadenses em rankings internacionais, a University of British Columbia disponibiliza uma série de bolsas, duas delas para graduação e com inscrições até 15 de janeiro de 2019 (clique aqui): a International Major Entrance Scholarship e o Outstanding International Student Award. Os valores variam de acordo com o ano, e a instituição de ensino não informa detalhes para essa edição. 

Europa

Instituição: Diversas universidades holandesas de pesquisa e ciências aplicadas [site]
Local: Holanda
Foco: Graduação e Mestrado

O programa Holland Scholarship, financiado pelo Ministério da Educação, Ciência e Cultura da Holanda, oferece auxílio de 5 mil euros a estudantes estrangeiros não-europeus a fim de cobrir os gastos referentes ao primeiro ano de estudos no país. Por isso, o prazo final para se inscrever depende muito do curso escolhido e varia entre 1º de fevereiro e 1º de maio de 2019.

Instituição: Ghent University [site]
Local: Gent, Flandres Oriental, Bélgica
Foco: Pós-graduação

A UGent oferece auxílio financeiro aos melhores colocados de seu processo seletivo de mestrado (clique aqui). Todo ano, cerca de 15 bolsas são disponibilizadas, com ajuda de custo estimada em 654 euros por mês, além da cobertura de despesas com saúde e responsabilidades civis. Os programas nas áreas de Biociência e Engenharia são ministrados em inglês e não existe um formulário específico para concorrer a essa bolsa de estudos no exterior – basta ser um dos primeiros. As inscrições para as provas vão até 1º de março.

Instituição: Campus France de Paris [site]
Local: França
Foco: Mestrado e Doutorado

O Ministério de Relações Exteriores e Desenvolvimento Internacional da França, por meio do programa Eiffel Scholarship Program of Excellence, oferece bolsas de estudo para estrangeiros em instituições francesas. O primeiro passo é enviar a candidatura aos programas de interesse diretamente nas universidades que oferecem bolsas de estudo no exterior. Em seguida, as instituições devem encaminhar as candidaturas ao Campus France de Paris até o dia 11 de janeiro de 2019. O passo-a-passo do processo está no edital do programa (em inglês).

Austrália

Instituição: University of Queensland (UQ) [site]
Local: Brisbane, estado de Queensland, Austrália
Foco: Graduação e Mestrado

A instituição está com inscrições abertas para o programa Latin America Global Leaders Scholarship, que cobre de 50% a 100% dos custos de tuition fee (“custo de matrícula”) por até quatro semestres. A seleção e o desconto, porém, dependem do desempenho dos estudantes, que devem se inscrever no curso de interesse antes de se candidatarem ao apoio. O prazo para inscrição termina em 30 de abril de 2019.

Além destas ofertas de bolsas de estudo no exterior, o site Estudar Fora também selecionou outras oportunidades, como cursos livres de duração variada – clique aqui para acessar a lista completa. 

Docs básicos para aproveitar as bolsas de estudo no exterior

Embora as exigências para obtenção do visto variem a cada destino, uma série de documentos costuma ser comum a todos eles (como o passaporte com validade mínima de seis meses, por exemplo). Além disso, também vale conferir desde já quais são os documentos necessários para comprovar sua habilitação às bolsas de estudo no exterior. Neste sentido, a CELESTINO pode te ajudar a reunir os documentos de viagem, além de auxiliar no acompanhamento de todo o processo consular. Para saber mais e tirar dúvidas, entre em contato conosco

Fonte: Estudar Fora
Texto e Edição: Julio Simões

×

Olá,
Fale com a gente pelo Whatsapp
clicando abaixo, ou através do e-mail
celestino@celestinodesp.com.br

× Como podemos ajudar?