fbpx

Confira cinco benefícios em obter a cidadania italiana

Em 2022, o passaporte italiano foi apontado como o terceiro mais forte do mundo segundo o levantamento da consultoria internacional Henley & Partners. Isso já dá uma ideia dos benefícios em obter a cidadania italiana, especialmente para brasileiros.

Neste texto, listamos as cinco principais vantagens de conseguir a nacionalidade italiana e explicamos como emiti-la. Confira:

O que a cidadania italiana dá direito?

Quem obtém a cidadania italiana tem muitos benefícios, mas aqui vamos detalhar apenas os mais desejados por brasileiros. Confira:

1. Morar, trabalhar e estudar em qualquer país da União Europeia

Como cidadão italiano, você terá direito a morar em qualquer um dos 27 países que formam a União Europeia. Mais do que isso: com a cidadania italiana, é possível trabalhar legalmente em qualquer um destes destinos, sem necessidade de emitir um visto de trabalho especial.

Por fim, a cidadania italiana também te permite estudar nas melhores escolas e universidades da Europa, podendo inclusive usufruir de descontos diferenciados para europeus. Sem dúvida, uma vantagem e tanto!

2. Ter acesso à saúde pública italiana

Na Itália, todos têm acesso a um sistema único de saúde universal e praticamente gratuito, o Servizio Sanitario Nazionale. Ou seja, os brasileiros que conseguirem a cidadania italiana têm direto a usufruir dessa infraestrutura, considerada uma das melhores do mundo.

3. Aposentar-se na Itália

Na Itália, a aposentadoria é conhecida como Pensione di Vecchiaia, ou seja, “pensão por velhice”. Ela é concedida aos italianos que tenham mais de 67 anos de idade ou ao menos 20 anos de contribuição no Istituto Nazionale Previdenza Sociale (INPS), o sistema de previdência italiano.

O melhor de tudo é que o nosso INSS possui um acordo previdenciário com o INPS italiano. Isso permite que os tempos de contribuição nos dois países sejam somados na hora de obter aposentadorias, pensões e auxílios.

No entanto, é importante frisar que, na hora de requerer os benefícios previdenciários, o acordo internacional entre Brasil e Itália leva em conta apenas o tempo de contribuição, não o valor das contribuições.

4. Transmitir cidadania aos descendentes

Além dos benefícios já listados, o imigrante com cidadania italiana pode transmiti-la para seus descendentes (filhos e cônjuges) de forma hereditária. Com isso, eles terão os mesmos direitos dos cidadãos europeus, sem necessidade de obter novos documentos.

5. Facilidade de acesso aos Estados Unidos e Canadá

Atualmente, o cidadão italiano não precisa de visto para entrar nos Estados Unidos e Canadá como turista, desde que fique no país por até 90 dias. Para acessar os dois países, basta emitir a Autorização Eletrônica de Viagem, também conhecido como ESTA nos EUA e ETA no Canadá.

Como obter a cidadania italiana?

Para conseguir a cidadania italiana e obter os benefícios listados acima, o imigrante brasileiro precisa reunir uma série de documentos dos antepassados, comprovando sua relação com o país europeu. Essa etapa deve ser feita com o máximo cuidado para evitar contratempos no processo.

Além disso, o requerente precisa decidir se vai dar entrada no pedido de nacionalidade aqui no Brasil ou na Itália. É importante dizer que os pedidos nos consulados italianos no Brasil costumam levar anos para serem atendidos, enquanto na Itália a fila é de apenas alguns meses.

No entanto, fazer o pedido diretamente em solo italiano custa mais caro, já que todos os requerentes com mais de 18 anos precisam estar presentes no país para registrar residência.

Em todo caso, o mais indicado é contar com a orientação de uma assessoria de documentação profissional como a CELESTINO. Nosso time tem experiência com esse processo burocrático e pode te ajudar em todas as fases, da reunião de documentos à emissão da cidadania italiana.

Entre em contato para saber mais!

Texto: Julio Simões

× Como podemos ajudar? Available from 08:30 to 18:00