fbpx

A entrevista para o visto americano é feita em inglês ou português?

Conteúdo originalmente publicado em janeiro/2020 e atualizado completamente em outubro/2021

Tirar o visto de entrada para os Estados Unidos não é algo simples e há muitas dúvidas em torno dessa etapa tão crucial para todo viajante. E um dos momentos mais temidos é justamente o último estágio do processo: a entrevista no consulado norte-americano.

Quem não domina o inglês teme se enrolar com a pronúncia ou entender errado a pergunta do entrevistador, o que pode levar à recusa do documento. Por isso, nesse post responderemos a uma dúvida comum entre nossos leitores: a entrevista para solicitar o visto americano é feita em inglês ou em português?

Como é o processo de emissão do visto americano?

O primeiro passo para solicitar o visto americano é preencher e enviar o formulário DS-160 com todas as informações corretas. É muito importante não mentir, omitir ou mesmo inserir dados imprecisos neste documento, pois ele será usado como base para a entrevista presencial no consulado americano.

Feito isso, o próximo passo é pagar a taxa consular e agendar a entrevista presencial no consulado americano, além da coletar dados biométricos (impressões digitais e foto) em um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV).

Depois disso, o solicitante deve comparecer ao consulado americano na data agendada, para realização de entrevista com um agente consular. É importante saber se comportar adequadamente neste momento, pois essa etapa tem um peso enorme na decisão da emissão ou não do visto americano.

Pessoas com mais de 65 anos ou menos de 16 anos estão isentos da coleta de impressões digitais e dispensados da entrevista presencial, mas devem entregar foto 5 × 7 e cópia da confirmação de envio do formulário DS-160 no centro de atendimento e podem até serem convocados para entrevista, caso a embaixada ou consulado julgue necessário.

Afinal, a entrevista do visto americano é feita em inglês ou português?

Indo direto ao ponto, a resposta mais correta para essa pergunta é: depende do tipo de visto que você vai tirar. Se seu caso envolve visto de Au Pair (J1) ou outros vistos de trabalho, então a entrevista poderá ser feita em inglês. Isso porque essa documentação requer a comprovação do seu nível de proficiência no idioma de destino — os EUA, no caso.

Porém, para visto de turismo e de negócio, a resposta é não. Apesar de os funcionários do consulado serem cidadãos norte-americanos, eles entendem e falam português tranquilamente. No entanto, nem todos são fluentes no nosso idioma, por isso o ideal é sempre responder de maneira clara e objetiva, sem enrolação, para não confundir o entrevistador.

Dicas para se sair bem na hora da entrevista

Para aumentar as chances de conseguir o visto americano, vale a pena seguir algumas recomendações de comportamento para o momento da entrevista no consulado americano. Confira:

  • Chegue ao menos 15 minutos antes do horário agendado;
  • Use roupas discretas;
  • Leve somente os documentos solicitados (celulares e fones de ouvido são proibidos);
  • Procure não se estressar com a fila;
  • Obedeça aos pedidos dos funcionários;
  • Não faça piadas ou minta durante a entrevista.

Outra dica de ouro é contratar ajuda especializada para aumentar as chances de sucesso na emissão do visto americano. Na CELESTINO, por exemplo, nossa equipe analisa o seu perfil e auxilia no preenchimento do formulário, minimizando possíveis erros. Para saber mais sobre o serviço, entre em contato!

Por fim, é importante reforçar que não existe garantia de aprovação mesmo que você cumpra corretamente todas as etapas e dicas citadas acima. A decisão sobre a emissão do visto americano é única e exclusiva do funcionário do consulado americano que fará o atendimento.

Em todo caso, se comportar de acordo com as expectativas do momento ajuda a aumentar as suas chances de conseguir o documento. Neste texto e no vídeo abaixo, listamos boas práticas de comportamento para a entrevista no consulado americano. Vale a pena assistir:

Texto: Igor Nishikiori, com edição e atualização de Julio Simões

× Como podemos ajudar? Available from 08:30 to 18:00