Tirar o visto de entrada para os EUA não é algo simples e há muitas dúvidas em torno dessa etapa tão crucial para qualquer viajante. E um dos momentos mais temidos é justamente o último: a entrevista no consulado norte-americano.
Quem não domina o idioma inglês teme se enrolar com a pronúncia ou entender errado a pergunta do entrevistador, e que isso pode levar à recusa do documento. Por isso, nesse post responderemos a uma dúvida comum entre nossos leitores: a entrevista para solicitar o visto americano é feita em inglês?
A resposta é: depende do tipo de visto que você vai tirar. Se seu caso envolve visto de Au Pair (J1) ou outros vistos de trabalho, então a entrevista poderá ser feita em inglês. Isso porque essa documentação requer a comprovação do seu nível de proficiência no idioma de destino — os EUA, no caso.
Porém, para visto de turismo e de negócio, a resposta é não. Apesar dos funcionários do consulado serem cidadãos norte-americanos, eles falam e entendem português normalmente. Porém, nem todos são fluentes no nosso idioma, então sempre responda de maneira clara e objetiva, sem enrolação, para não confundir o entrevistador.
De resto, vale as dicas habituais para a entrevista do visto americano:
Outra dica de ouro é contratar ajuda especializada para aumentar as chances de sucesso na obtenção do visto americano. Na CELESTINO, por exemplo, o solicitante tem seu perfil analisado pela nossa equipe e recebe auxílio no preenchimento de todos os itens do formulário. Além disso, recebe instruções de como se dar bem na entrevista. Para saber mais, entre em contato conosco.
Texto: Igor Nishikiori, com edição de Julio Simões