fbpx

10 filmes de viagem para te inspirar a arrumar as malas

Viajar é uma oportunidade única para ter experiências novas e enriquecedoras. Não por acaso, diversos filmes já demonstraram esse poder transformador que é explorar o mundo. Seja caindo na estrada, viajando de trem ou conhecendo um lugar paradisíaco, qualquer pessoa pode fazer uma jornada digna de um campeão de audiência. Por isso, selecionamos 10 filmes ambientados em diferentes lugares do planeta que certamente vão te inspirar a viajar. Confira:

Estados Unidos: Na Natureza Selvagem (2007)

Após se formar na faculdade, o exemplar aluno Christopher McCandless decidiu doar tudo o que tinha, mudar de identidade e fazer uma jornada rumo ao Alasca. No longo da viagem, feita na base da carona, o jovem conheceu personagens incríveis e descobriu as dores e as delícias da vida selvagem. O filme é inspirado em uma história real e tem direção de Sean Penn e trilha sonora de Eddie Vedder, vocalista da banda Pearl Jam.

Japão: Encontros e Desencontros (2004)

O decadente ator Bob Harris (interpretado por Bill Murray) vai à Tóquio gravar um comercial de uísque. No hotel, conhece a solitária compatriota Charlotte (Scarlett Johansson), que está no país acompanhando o marido fotógrafo. Juntos, esses dois estrangeiros acabam formando uma inusitada amizade em terras nipônicas. Dirigido por Sofia Coppola, o filme ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original.

França: Meia-Noite em Paris (2011)

Em viagem com a família da esposa, o roteirista Gil Pender enfim conhece Paris, cidade que há tempos idolatra. Até que durante uma caminhada noturna, ele acaba sendo transportado para a Paris dos anos 1920, onde se encontra com artistas famosos como F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway, Pablo Picasso e Salvador Dalí. Isso aflora nele um sentimento de nostalgia e de deslocamento do mundo contemporâneo. A direção do filme é de Woody Allen.

Austrália: Priscilla, a Rainha do Deserto (1994)

Duas drag queens e uma mulher transexual são contratadas para fazer um show em um resort em Alice Springs, no Outback australiano. A bordo do ônibus Priscilla, elas passam por diversos percalços, como problemas familiares e ataques homofóbicos. Apesar das desavenças entre elas, o grupo consegue completar a viagem graças ao apoio mútuo.

Tailândia: A Praia (2000)

De férias em Bangcoc, o turista Richard ouve rumores de uma praia secreta que seria uma espécie de paraíso na Terra. Apesar dos riscos envolvidos, ele se junta a um casal de franceses e os três encontram o local. Lá são recebidos por uma comunidade alternativa de jovens desiludidos com o mundo moderno. O filme é estrelado por Leonardo DiCaprio e causou polêmica na Tailândia por conta de ofensas ao budismo e por exibir drogas sendo consumidas livremente.

América do Sul: Diários de Motocicleta (2004)

O filme de Walter Salles narra a viagem de moto do então estudante de medicina Ernesto Guevara com seu amigo Alberto Granado pela América do Sul. O que era para ser uma jornada para celebrar a vida e a juventude acabou se tornando um momento de transformação, com o futuro líder revolucionário conhecendo as contradições de um continente marcadamente dividido entre ricos e pobres.

Índia: Viagem a Darjeeling (2007)

Um ano após a morte do pai, três irmãos se encontram novamente para uma viagem espiritual pela Índia a bordo do trem The Darjeeling Limited. Com personalidades conflitantes, o trio passa por situações absurdas pelo caminho, mas conseguem resolver suas diferenças e chegar ao destino final. O filme é dirigido por Wes Anderson.

China: Sete Anos no Tibet (1997)

Na tentativa de escalar a montanha Nanga Parbat, no Himalaia, o alpinista austríaco Heinrich Harrer (interpretado por Brad Pitt) é capturado por soldados da Índia Britânica, mas consegue escapar e se refugiar no Tibete, um território proibido para estrangeiros. Aguardando o fim da Segunda Guerra, Harrer acaba ficando sete anos no país, onde acaba criando uma relação de amizade com o pequeno Dalai Lama e se torna um ser humano melhor.

Canadá: Uma Semana (2008)

Após ser diagnosticado com um câncer avançado, o aspirante a escritor Ben Tyler decide comprar uma moto e fazer uma jornada de autoconhecimento pelo interior do Canadá. Nessa viagem de uma semana, conhece pessoas com histórias de vida que o fazem repensar seriamente nas decisões que tomou até ali.

Itália: Sob o Sol de Toscana (2003)

O filme conta a história real da escritora Frances Mayes. Deprimida com seu recente divórcio, Mayes resolve esfriar a cabeça indo conhecer a Itália. Porém, por impulso acaba comprando uma casa de campo em Cortona, na Toscana. Isso acaba sendo o empurrão que ela precisava para recomeçar sua vida e reencontrar a felicidade.

Ficou inspirado? Então prepare-se!

E se você ficou inspirado com todos esses filmes e já decidiu que vai viajar para algum destes destinos nas próximas folgas, a nossa recomendação é ficar atento às datas e aos documentos necessários para embarcar. Para isso, recomendamos a exclusiva busca de destinos, que mostra toda a burocracia exigida para conseguir o visto para mais de 200 países, e indicamos nossa equipe especializada para te ajudar com todo o processo – entre em contato. Boa viagem!

Texto: Igor Nishikiori, com edição de Julio Simões

× Como podemos ajudar?