Quais as diferenças entre os programas Au Pair e Demi Pair?

Você que está planejando estudar e trabalhar no exterior certamente já deve ter ouvido falar no programa Au Pair. Agora falaremos de uma outra modalidade de intercâmbio internacional chamado Demi Pair, que também envolve estudo com trabalho em tarefas domésticas. Confira a seguir algumas semelhanças e diferenças dos dois programas e veja qual é o mais indicado à você:

O que é Demi Pair?

O Demi Au Pair (nome completo) é um programa de intercâmbio aberto para homens e mulheres com mais de 18 anos que desejam estudar inglês enquanto trabalham na casa de alguma família. É uma excelente opção para quem não quer gastar muito para aprimorar o idioma e ainda conhecer de perto o cotidiano e a cultura local.

Os programas demi pair estão abertos em destinos como Canadá, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia e, em geral, exigem nível intermediário de inglês e trabalho anterior comprovado com crianças. A carga horária é de 20 horas semanais de segunda a sexta (em alguns casos, como na Austrália, é possível também trabalhar nos fins de semana fora da casa).

O programa dura 12 semanas, e o intercambista tem direito a um quarto e três refeições ao dia. Há casos em que o participante também recebe uma ajuda de custo, mas isso depende de cada país. Em troca é preciso ajudar a família anfitriã nas tarefas domésticas e no cuidado com os filhos. Por isso, alguns programas também exigem carta de motorista para buscá-los na escola.

Solicite a sua Permissão Internacional para Dirigir agora mesmo com a CELESTINO

Um detalhe importante é que o estudante precisa estar inscrito em um curso de inglês de, no mínimo, 14 semanas para participar. Há a possibilidade de continuar com a família após as 12 semanas do programa, mas é preciso avisá-los com antecedência.

Quais as diferenças entre demi pair e au pair?

A maior diferença entre os programas demi pair e au pair está na duração. Se no demi pair a estadia dura três meses, no au pair esse tempo pode chegar a um ano nos EUA.

Outra diferença básica é que o au pair não é aberto para homens: somente mulheres com idades entre 18 e 30 anos podem participar.

Além disso, a carga horária do au pair é muito maior do que do demi pair, chegando a 45 horas semanais com direito a um dia de folga no fim de semana.

Quais as vantagens e desvantagens do demi pair?

Como é mais curto, o programa demi pair é ideal para quem quer ficar pouco tempo no país. Também é indicado para quem pretende fazer outras atividades além de estudar e trabalhar em casa, já que sua carga horária é menor. Com a possibilidade de trabalhar por meio período nos fins de semana, não deixa de ser uma ótima oportunidade para fazer contatos e até conseguir residir no país escolhido após o fim do programa.

Por outro lado, o participante do demi pair geralmente não recebe salário; somente uma ajuda de custo ou em forma de passeios ocasionais com a família. Além disso, fora as taxas necessárias para participar do programa, ainda é preciso bancar seu curso de inglês, além de outros custos que possam surgir. No au pair, o curso inteiro é pago pelos anfitriões.

Como viajar como demi pair?

A primeira coisa é definir para qual destino você gostaria de ir. Apesar do au pair ser mais conhecida, vários países já aceitam programas demi pair. Caso a ideia seja ir para Austrália ou Nova Zelândia, onde esse tipo de trabalho é mais difundido, será necessário tirar um visto de estudante. Para tirar o visto ou qualquer dúvida com relação ao tipo de documentação necessária para viajar como demi pair ou au pair, entre em contato com a CELESTINO.

Consulte aqui a documentação consular exigida para o país escolhido

Texto: Igor Nishikiori, com edição de Julio Simões

×

Olá,
Fale com a gente pelo Whatsapp
clicando abaixo, ou através do e-mail
celestino@celestinodesp.com.br

× Como podemos ajudar?