fbpx

Governo cria novo visto para busca de trabalho em Portugal

Brasileiros interessados em morar na Europa poderão usufruir de um novo tipo de visto para busca de trabalho em Portugal.

A proposta, anunciada recentemente pelo governo português, busca combater a escassez de mão de obra em vários setores da economia local.

A medida ainda precisa ser aprovada pelo Parlamento, mas é provável que avance sem dificuldades, já que a maioria dos políticos é favorável à ideia.

Neste texto, apresentamos os detalhes do novo visto para busca de trabalho em Portugal e o que deve mudar para os brasileiros. Confira:

Como funcionará o visto para busca de trabalho em Portugal?

Quando aprovado, o novo visto para busca de trabalho em Portugal permitirá a permanência do imigrante no país por até 180 dias (120 dias prorrogável a mais 60 dias).

Com isso, o estrangeiro de qualquer nacionalidade terá até seis meses para procurar emprego presencialmente no país, de forma legalizada.

Atualmente, muitos brasileiros interessados em morar em Portugal entram no país como turistas e só depois buscam a residência legal, sobrecarregando o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Com isso, é comum esperar de dois a três anos para legalizar a situação em Portugal, prazo que o governo espera minimizar com a criação do novo visto.

Novo visto quer combater escassez de mão de obra

Além de desburocratizar a situação de trabalhadores estrangeiros, o novo visto compõe a estratégia de Portugal contra a escassez de mão de obra no país.

Segundo a pesquisa “Talent Shortage Survey 2022” da ManpowerGroup, empresa global de recrutamento e seleção, Portugal é o segundo país com maior escassez de talento no mundo.

De acordo com o levantamento, 67% dos empregadores portugueses têm algum problema para encontrar os candidatos certos e 18% têm muita dificuldade na contratação.

No ranking global de escassez, Portugal aparece em segundo lugar (85%), atrás apenas de Taiwan (88%) e bastante acima da média global (75%).

Número de brasileiros em Portugal hoje

De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o número de brasileiros legalmente em Portugal vem crescendo nos últimos cinco anos.

Em 2021, quase 210 mil brasileiros estavam vivendo legalmente no país, aumento de 13,6% em relação ao ano anterior.

Dessa forma, a comunidade brasileira segue sendo a maior de Portugal, representando 29,2% dos estrangeiros em situação regular no país.

No entanto, estima-se que essa presença seja bem maior, já que não são considerados os brasileiros ilegais nem com dupla cidadania portuguesa ou de outro país europeu.

Para o Itamaraty, é possível que 300 mil brasileiros estejam vivendo em Portugal, mas entidades ligadas às questões migratórias crêem que o número pode chegar a 400 mil.

Como tirar o visto português?

Enquanto o futuro visto temporário para busca de trabalho não é aprovado, os brasileiros podem solicitar a emissão de outros tipos de visto para viver, trabalhar e estudar em Portugal.

Se você pretende estudar em Portugal, por exemplo, precisa ficar atento para solicitar o visto conforme a duração do curso.

Já se o seu objetivo é tirar a cidadania portuguesa, vale ficar por dentro das mudanças da Lei de Nacionalidade Portuguesa.

Se tiver alguma dúvida ou precisar de suporte, a CELESTINO pode te ajudar em todas as fases do processo burocrático de emissão do visto para Portugal! Entre em contato conosco!

Texto: Julio Simões

× Como podemos ajudar? Available from 08:30 to 18:00