fbpx

Posso preencher o formulário do visto americano DS-160 em português?

Conteúdo originalmente publicado em fevereiro/2020 e atualizado em março/2022

Uma dúvida bastante comum entre os viajantes que solicitam o visto americano é relacionado ao preenchimento do formulário do visto americano para não-imigrantes, tecnicamente conhecido como formulário DS-160.

Como ele é totalmente em inglês, muita gente se pergunta se é preciso preencher os campos nesse idioma ou se é possível fazê-lo em português. A resposta é simples: todos os itens do formulário DS-160 devem ser preenchidos ou transcritos em inglês.

Dito isso, listamos a seguir outras recomendações importantes a respeito do preenchimento do formulário DS-160 e sobre a emissão do visto americano. Confira:

Formulário do visto americano DS-160

O preenchimento do DS-160 é um dos passos mais importantes para quem deseja emitir o visto americano. Qualquer falha pode causar atraso ou até recusa do documento, provocando perda de tempo e dinheiro.

Mesmo erros de digitação ou informações incompletas poderão resultar no re-agendamento da entrevista, já que o consulado impede que ela ocorra antes das correções.

Ou seja, o mais indicado é preencher o formulário de forma detalhada e honesta, já que os agentes consulares são treinados para verificar discrepâncias e não aceitam qualquer justificativa como resposta.

Por isso, verifique o nome, data e local de nascimento para garantir que estejam corretos em todos os documentos (passaporte e certidões) e também nos formulários.

Caso você esteja inseguro para preencher o formulário do visto americano em inglês, a CELESTINO disponibiliza uma versão do documento em português, que depois é traduzida e enviada ao sistema do consulado – para saber mais, entre em contato!

Aliás, é importante destacar que a regra do preenchimento em inglês também é válida para o Sistema Eletrônico de Autorização de Viagem (ESTA), aquele utilizado por quem tem passaporte de alguns países da Europa, da Ásia ou do Chile.

Outras informações importantes

Para mais informações sobre o processo burocrático de obtenção do visto americano, acesse nossa página especial sobre o assunto. Além disso, recomendamos navegar pelo conteúdo que já produzimos sobre a emissão do visto americano:

Por fim, se você pretende dirigir durante a viagem aos Estados Unidos, recomendamos emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Boa viagem!

Texto: Igor Nishikiori, com edição e atualização de Julio Simões

× Como podemos ajudar? Available from 08:30 to 18:00