Celpe-Bras 2022: tudo sobre o exame de proficiência para estrangeiros

Muitos estrangeiros buscam a naturalização para obter a nacionalidade brasileira e acessar todas as vantagens de ter os documentos oficiais do país, principalmente o passaporte. Para isso, uma opção é obter o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

No caso da naturalização ordinária, a mais comum entre os estrangeiros, essa certificação de proficiência é obrigatória e deve ser cumprida junto a outros pré-requisitos.

O próximo exame de proficiência de estrangeiros será realizado entre os dias 18 e 20 de outubro de 2022 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), também responsável pela organização do ENEM.

As inscrições para o exame vão de 26 de julho a 6 de agosto de 2022 e o edital da prova já está disponível no site do Inep. Abaixo, listamos algumas outras dúvidas frequentes sobre o certificado de proficiência para estrangeiros interessados na naturalização brasileira. Confira:

Como funciona o exame?

O exame para obter o Celpe-Bras é composto por duas etapas, uma oral e outra escrita, nas quais são apurados cinco níveis de domínio do idioma, quatro deles com certificação. Para ser aprovado, o estrangeiro deve atingir pelo menos o nível Intermediário nas duas etapas.

Para inscrever-se no Celpe-Bras e obter todos os detalhes do exame, o solicitante de naturalização deve acessar o edital e entrar no site do Inep.

Como fazer a inscrição no Celpe-Bras 2022?

Em primeiro lugar, é importante que o solicitante estrangeiro fique atento às datas do edital da prova, publicado pelo governo brasileiro no dia 19 de julho de 2022. Abaixo, estão listadas as mais importantes:

  • Inscrições: de 26 de julho a 6 de agosto de 2022;
  • Pagamento da taxa de inscrição: de 26 de julho a 9 de agosto de 2022;
  • Aplicação do exame: de 18 a 20 de outubro de 2022.

Quanto custa a taxa de inscrição do Celpe-Bras 2022?

De acordo com o edital, o valor da taxa de inscrição varia conforme os postos de aplicação da prova, já que ela pode ser realizada dentro ou fora do país.

Ou seja, a taxa varia entre R$ 247,58 (custo máximo para postos no Brasil) e US$ 115 (custo máximo para postos no exterior).

Aliás, o participante deve indicar, já na inscrição, onde deseja fazer as provas, além de informar dados pessoais, como número do passaporte ou documento de identificação válidos no país de inscrição.

Em caso de dificuldades com a inscrição, fale com a CELESTINO. Somos especialistas em documentação para estrangeiros e podemos te ajudar em todas as fases do processo burocrático de naturalização brasileira. Entre em contato!

Texto: Julio Simões

×

Olá,
Fale com a gente pelo Whatsapp
clicando abaixo, ou através do e-mail
celestino@celestinodesp.com.br

× Como podemos ajudar?