O que é licenciamento veicular e como saber o vencimento?

O licenciamento veicular é um serviço que todo proprietário de automóvel deve fazer anualmente. Consiste na emissão de um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento que permite a circulação do mesmo em território nacional. É obrigatório, e o original deve estar sempre em poder do condutor.

Ademais, a data de vencimento do licenciamento é estabelecida de acordo com o último número da placa, em datas definidas por cada um dos Detrans estaduais, e variam ano a ano. Vale destacar que o licenciamento pode ser feito presencialmente ou eletronicamente pela internet. A CELESTINO pode te ajudar nesse processo. Entre em contato com a gente!

O que acontece se eu não pagar o licenciamento veicular?

Em caso de não pagamento do licenciamento do veículo, você fica impedido de circular com ele a partir do 1º dia do mês seguinte a data de vencimento. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todos os veículos devem ser licenciados anualmente e o descumprimento dessa lei prevê infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de apreensão e remoção do veículo com o licenciamento atrasado.

Texto: Guilherme Soares Dias, com edição de Julio Simões

×

Olá,
Fale com a gente pelo Whatsapp
clicando abaixo, ou através do e-mail
celestino@celestinodesp.com.br

× Como podemos ajudar?